terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Abertura do futebol 2017

Resultado de imagem para primeira liga 2017 gruposResultado de imagem para copa do nordeste 2017 grupos

MESMO DIA, MESMO HORÁRIO
PRIMEIRA LIGA E COPA DO NORDESTE ABREM FUTEBOL NO BRASIL

É chegado o fim da pré-temporada dos grandes clubes no Brasil, junto à região Nordeste. Uma é a competição regional mais popular, que ano a ano é sucesso de público, onde a média é maior do que qualquer campeonato estadual. A outra é uma liga que ainda engatinha, não tem o total apoio da CBF e é inteiramente organizada pelos clubes criadores da pseudo-entidade. Também é tido como sucesso de público, e promete crescer mais.

Por uma coincidência do destino, involuntária ou não, a Primeira Liga e a Copa do Nordeste iniciam hoje suas edições 2017 no mesmo dia e, acreditem, mesmo horário também. Enquanto a Liga abre com seu atual campeão, o Fluminense contra o Criciúma em Juiz de Fora (MG), em Pernambuco rolará a bola para Náutico e Uniclinic. Ambos às 20h (19h no horário do Nordeste, que não adota o horário de verão). Nesse post especial, você verá uma breve história das competições e a análise dos times e dos grupos.

PRIMEIRA LIGA 

A primeira edição, em 2016, foi um grande sucesso de público e bastante aprovada pelos torcedores e também alguns jogadores, que defendiam uma competição independente de entidades, Dirigentes dos clubes membros da Primeira Liga comemoraram o sucesso e discutiram os novos passos a serem dados para 2017. Foram dados, mas com muitas dificuldades e desfalques.
Por causa de divergências quanto a cotas de transmissão, a dupla "Atletiba" saiu da entidade e da competição. Para aumentar o número de participantes de 12 para 16, a saída foi acrescentar mais times a serem convidados. Chapecoense, Joinville e Paraná, já pertencentes ao grupo, enfim estrearão nessa segunda edição. As vagas de Atlético-PR (vice-campeão da primeira edição) e Coritiba, por fim, foram preenchidas com o Londrina e o Brasil de Pelotas. Ainda foi chamado o Ceará, para reprsentar outra região fora do Sul-Sudeste. O Vozão foi mal no último Estadual e ficou de fora da atual CN. Vê a Primeira Liga como opção para preparar seu time para outras competições.

Abaixo estão os quatro grupos:

Resultado de imagem para primeira liga 2017 grupos

Grupo A
Primeiro campeão da história, o Fluminense venceu na final o Atlético-PR por 1 a 0, gol de Marcos Junior, em Juiz de Fora. E é na mesma cidade mineira, estádio Mario Helênio, que começa a sua defesa de título, rumo a um bicampeonato. Terá a volta do técnico Abel Braga e o camisa 10 Gustavo Scarpa como principais destaques. A estreia é contra o Criciúma. Após irregular campanha na Série B, os catarinenses apostam suas fichas no ex-jogador Deivid como técnico. Completam a chave os gaúchos Internacional e Brasil de Pelotas. Eliminado pelo Flu na semifinal do ano passado, o Colorado quer deixar boas impressões para se preparar em outros campeonatos, incluindo a Série B. O mesmo fará o outro gaúcho. Os dois se enfrentarão no complemento da primeira rodada do grupo no dia 1 de fevereiro.

Grupo B
Dois dos times que fizeram um bom 2016 e estarão na Libertadores deste ano, Flamengo e Grêmio se enfrentam na estreia somente no dia 8 de fevereiro, provavelmente no Mané Garrincha. Com a base que foi terceira colocada no Brasileirão, reforçada ainda por Trauco e Rômulo (Conca só joga em maio), o Fla encabeça a chave diante de um Grêmio que desencantou com o título da última Copa do Brasil, após 15 anos. Os gaúchos mantiveram Renato Gaúcho como técnico e a base titular vencedora.
Coadjuvantes, América-MG (rebaixado ano passado) e Ceará (estreante) tentam surpreender. Abrem o grupo nesta quinta-feira, às 19h15.

Grupo C
Dois mineiros e dois catarinenses formam o terceiro grupo. Eternos rivais, Cruzeiro e Atlético despontam com maiores chances de vaga, e estreiam entre si em duelo marcado para o dia 1, no Mineirão. Antes, Chape e JEC inauguram a chave nesta quinta, às 21h30, na Arena Condá, no primeiro jogo oficial do time de Chapecó depois de toda a reconstrução que se fez necessária. O JEC vive fase de declínio. Depois de disputar a elite em 2015, acabou parando na Série C para este ano.

Grupo D
Dois paranaenses e dois catarinenses compõem o último grupo, o de menor tradição. Com a ausência da dupla Atletiba, Paraná e Londrina fazem seus debutes como representantes paranaenses. O tricolor, na Série B desde 2008, alterna bons e maus anos constantemente e se reforça para tentar surpreender, como faz o Londrina. Com recentes acessos diretos, fez uma boa Série B ano passado, brigando pela elite até as últimas rodadas. Acesso esse que o Avaí conseguiu, como vice-campeão. Comandados pelo ídolo e camisa 10 Marquinhos, o time quer evitar o efeito gangorra. Rebaixado no ano passado, o Figueira se reestrutura, entre jogadores e fornecedora.
A primeira rodada será com os clássicos estaduais, em Orlando Scarpelli e Durival de Britto, e acontecem simultaneamente na quarta, às 19h.

A primeira fase vai de janeiro até março. Por uma falta de datas disponíveis, a fase de mata-mata será apenas no final de agosto, com jogos em meio à datas Fifa, com as semifinais no início de setembro, todas em jogo único. A final está marcada para 8 de outubro.
Pela televisão, os canais SporTV transmitirão todos os jogos.

Resultado de imagem para copa do nordeste 2017 grupos

COPA DO NORDESTE

Essa é a galeria de títulos do Nordestão, o mais popular torneio regional da atualidade. Sucesso nos idos dos anos 90, acabou perdendo o espaço com a falta de datas, mas retornou ao calendário em 2013, para não sair mais.

Eis os grupos para a quinta edição da sua retomada
Resultado de imagem para copa do nordeste 2017 grupos

Grupo A
De longe o mais equilibrado dos 5 grupos, envolvendo logo um dos mais tradicionais clássicos locais, além de um recente campeão. Náutico e Santa Cruz rivalizam pelo tradicional clássico pernambucano.
O Santinha é o atual campeão nordestino e estadual, viveu momentos mágicos ao chegar a liderar o último Brasileirão, mas não teve fôlego no decorrer do ano e acabou rebaixado. Reformulou o elenco, a começar pela saída de Grafite e chegada de atacantes como Willian Barbio e Éverton Santos.  Estreará justamente contra o Campinense, adversário da última final e também campeão em 2013.
O jogo que abre a competição hoje é Náutico x Uniclinic. O Timbu passou perto do acesso à elite, falhando na última rodada de 2016, e agora tem um elenco repaginado. Curiosidade a parte, fez uma troca de goleiros com o Santa, que cedeu Tiago Cardoso, em troca de Júlio César.
Azarão da chave, o vice-campeão cearense chegou a desistir de disputar a CN por falta de verbas (como pode se ver a imagem acima, em que no desenho do grupo aparece a taça do torneio ao invés do time), mas voltou atrás.

Grupo B
Terá frente a frente uma dupla de tricolores ferozes em busca de mais sucessos. O Bahia vive melhor fase, pois voltou à elite do futebol brasileiro e foi um dos times que mais contratou na janela atual, tendo reforços como Armero e Wellington Silva, mantendo nomes ofensivos de destaque como Renato Cajá e Hernane. O Fortaleza, por sua vez, amarga a dura realidade de não sair da Série C, sempre falhando na hora do mata-mata. Isso ocorre desde 2010. Agora tentam, mais uma vez, fazer diferente, com a liderança do meia Rodrigo Andrade. O Moto Club do Maranhão viveu boa temporada em 2016, ao conquistar o acesso da D para a C. O Altos do Piauí completa a chave, sendo mais um debutante da competição. Os tricolores se enfrentam na primeira rodada, no Castelão, quinta-feira.

Grupo C
Reformulando seu elenco e diretoria após uma temporada fraquíssima e de muitos sustos, o Sport desponta como favorito da chave. Sua maior vitória é manter o meia e craque do time, Diego Souza, por mais dois anos. Isso que ele chegou a sair após uma passagem relâmpago no Fluminense. Estreia contra o Sampaio Corrêa.
Pela mesma situação, só que mais delicada, o Sampaio junta os cacos após cair para a Série C fazendo a pior campanha. O River do Piauí também sofreu rebaixamento, para a Série D, e quer mostrar seu valor sob comando de Waldemar Lemos. Completa a chave os baianos do Juazeirense.

Grupo D
Outro clássico marcante dá as caras. Tradicionais rivais de Alagoas, CRB e CSA estão juntos para aflorar a rivalidade local. A final estadual do ano passado, vencidas pelo time regatiano, foi marcada até por pancadaria no campo. Enquanto o CRB disputa a Série B, o CSA alcançou a C. Quem saiu da C para a B foi o ABC (repetição de letra não rola!), cabeça de chave que já chegou em muitas semifinais e foi vice em 2010. Os sergipanos do Itabaiana completam o grupo.

Grupo E
Maior campeão com 5 títulos, o Vitória é de longe quem mais se reforça no Nordeste, quiçá no Brasil para esta temporada, visando resultados melhores após quase ser rebaixado na Série A. Chegam ao clube reforços de destaque de Dátolo, Cleiton Xavier, Pisculichi, André Lima, Leandro Salino, Alan Costa... é reforço que não acaba mais. E isso apesar de perder Marinho para o futebol chinês. O Leão baiano é um dos favoritos para chegar ao hexa nordestino. Faz sua estreia contra o Sergipe, que não ganhava estadual havia 10 anos. Campeão nordestino de 1998, o América-RN vive mau momento nacionalmente, pois caiu para a Série D. Do contrário, o Botafogo-PB, mesmo na Série C, alcançou as oitavas da Copa do Brasil recentemente e pode surpreender.

Classificam para as quartas-de-final os líderes de cada grupo mais os três melhores segundos colocados. A final está marcada para o dia 17 de maio.
Como é desde 2013, os canais Esporte Interativo transmitem o Nordestão com exclusividade para todo o Brasil, enquanto a Globo mostra por meio de suas afiliadas locais.

As competições terão cobertura extensa no Jornal da Internet, como todas as outras que rolar. E ainda vem Estaduais para agora. 

Nenhum comentário: