segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Eliminado!

Matheus Brendon zagueiro do Paulista, Copa São Paulo (Foto: Reprodução / SporTV)

DEU RUIM
PAULISTA É EXCLUÍDO DA COPINHA POR "GATO"

FINAL SERÁ ENTRE BATATAIS X CORINTHIANS

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017 fica manchada por um caso de "gato", que abrevia-se em plena final da competição.

O Paulista foi punido por unanimidade pelo TJD-SP da Federação Paulista de Futebol, culminando com sua eliminação no torneio. A denúncia de irregularidades foi feita pelo outro semifinalista, o Batatais, antes do jogo ser realizado na manhã de ontem, que terminou em vitória de 5 a 1 para o time de Jundiaí.

A decisão foi tomada na tarde de hoje após a entidade analisar a documentação do pivô de toda a história, o zagueiro Brendon. Com isso, o Batatais é quem disputará a final na próxima quarta, contra o Corinthians. A mudança da tabela originou também uma mudança de horário: a decisão sai da manhã e muda para as 16h, permanecendo no Pacaembu.

Brendon Matheus Lima dos Santos, na verdade, se chama Helton Matheus Cardoso Rodrigues, e ele teria 22 anos, e não 19, como consta na falsa documentação. O limite de ano de nascimento é 1997, e o zagueiro é de 1994. O verdadeiro Brendon Matheus, por sua vez, está preso no Rio de Janeiro, por porte de armas e tráfico de drogas.


Antônio Olim, que é delegado e também presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de São Paulo, chamou o atleta de "criminoso" e explicou que ainda não é possível afirmar sua identidade, durante entrevista coletiva na sede da Federação Paulista.

Segundo Olim, os documentos apresentados para registro por Brendon são falsos. Ele mostrou uma certidão de nascimento do Rio de Janeiro, fraudada. O RG é do Ceará. A polícia local já foi acionada para checar o documento. A intenção é comparar as digitais.

– Pedi os documentos para comparar com a identidade que o jogador apresentou nos jogos. E pedimos as digitais do Brendon, que está preso. E pedimos que o Paulista apresentasse o jogador até às 14h. E não ele foi apresentado, foi apresentado um B.O. de que ele estava desaparecido. O regulamento é muito claro. Vamos dar prosseguimento às investigações para vermos se não tem nenhum dirigente envolvido. Ele acabou prejudicando os 25 jogadores do Paulista que não disputarão a final – disse Antônio Olim, citando o artigo 25 do regulamento da Copa São Paulo, que prevê eliminação do torneio caso seja comprovada adulteração de idade de um atleta. O jogador ainda encontra-se desaparecido. Ele teria saído da concentração ainda na noite de ontem, quando a denúncia veio à tona.

Em nota, o Paulista de Jundiaí se apresentou como "vítima" da história, alegando não saber de nada da falsidade dos documentos, então apresentados pelo suposto jogador. Antes desta Copinha, ele já jogou pelas categorias de base do São Gonçalo (RJ). Na ocasião, aí sim, usava o nome Heltton. Ele poderá responder criminalmente, por falsidade ideológica.

Antes eliminado, agora o Batatais concentra-se para a decisão e parte superar o favorito Corinthians, que detém 100% de aproveitamento. O time também fez campanha perfeita na primeira fase. Nos mata-matas, contudo, passou por três disputas de pênalti, contra Ferroviária, Ponte Preta e Botafogo, passando ainda pelo Sport no tempo normal.

Enquanto isso, o Paulista termina prematuramente o sonho do bicampeonato, prejudicado pelo famoso "gato", que é o termo futebolístico usado para um jogador que "adultera" sua idade. Seria a repetição da final de 1997, em que o clube, na época chamado Lousano Paulista, derrotou o Timão nos pênaltis, em final ocorrida no Canindé.

Que mancha para o esporte de Jundiaí.

Nenhum comentário: