sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Hora de Trump, adeus de Obama

EUA anunciam sanções à Rússia por atividade hacker durante a eleição

BARACK OBAMA SE DESPEDE DO PODER

Chegou o dia da posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos. E é hora de recordar em resumo a trajetória de Barack Obama em seus oito anos no mais alto poder americano.

Obama parte para seu último dia na Casa Branca com 60% de aprovação. Muito pelas mensagens de esperança para os povos que marcou a campanha de sua primeira eleição, em 2008 (yes, we can - sim, nós podemos). À época, assumiu o poder em meio a maior crise econômica do país desde a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Foi um começo de mandato tímido, mas que ainda rendeu à ele o Prêmio Nobel da Paz, em 2009.

Na trajetória como presidente, Barack Obama acumulou sucessos nos cumprimentos de promessas políticas, como investir em energia limpa, melhorias na saúde e economia, e aumento de relações diplomáticas com outros países. Em especial, a histórica retomada entre Estados Unidos e Cuba, no fim de 2014, e as retiradas das tropas do Iraque, em guerra declarada pelo antecessor George W. Bush que contrariou o mundo inteiro à época.

Não que tenha deixado os ataques de lado. Comandou em 2011 a marcante operação anti-terrorismo que culminou na morte do chefe e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, e autorizou ataques em massa com drones, para poupar soldados do país.

Também acumulou fracassos, como as relações estremecidas com a Síria, que vive em estado de guerra civil há cinco anos, bem como a Lìbia. Embora não tenha havido nenhum atentado em massa (como a derrubada das Torres Gêmeas em 2001), presenciou diversos ataques planejados em solitária, como na Maratona de Boston de 2013 e o ataque à boate gay de Orlando, ano passado. Tentou selar a paz entre israelenses e palestinos, sem sucesso.

Por fim, não conseguiu eleger sua sucessora para a continuação dos democratas ao poder. Apesar da maioria dos votos populares, Hillary Clinton foi derrotada pelo republicano Donald Trump.

Deixados os insucessos de lado, Obama deixará saudade pelo jeito descontraído de ser publicamente, junto a sua primeira dama, Michelle Obama, que pode virar candidata à eleição em 2020.

Resultado de imagem para trump cabelo

AGORA É A VEZ DO BILIONÁRIO

O que esperar desse topetudo? Figura oposta à Obama, Donald Trump causa polêmica a cada declaração controversa em seus pronunciamentos, pré e pós eleição. Promete a construção de um muro para impedir a entrada de imigrantes ao país. Imigrantes esses que, em situação ilegal, deverão sair dos EUA à força.
Tudo com o congresso ao seu apoio, já que o partido republicano é a maioria no Senado.

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na realidade, o Obama não é assim tãããão aprovado nos Estados Unidos. Por isso mesmo, não conseguiu eleger a sucessora. E ele é um dos responsáveis pelo Estado Islâmico. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net