terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Inchaço

Resultado de imagem para copa do mundo com 48 seleçõesResultado de imagem para copa do mundo com 48 seleções

COPA DO MUNDO TERÁ 48 SELEÇÕES EM 2026

A maior competição esportiva de seleções do mundo se prepara para um novo inchaço.

A Copa do Mundo de Futebol terá 48 seleções, em medida oficialmente anunciada hoje na sede da FIFA, na Suíça, pelo presidente Gianni Infantino. Ela visa arrecadar mais dinheiro com o evento, entre verbas e mais possibilidades para novas seleções entrarem no certame.

Haverá tempo para adaptações, como em outras vezes em que fora anunciados acréscimos de seleções para os Mundiais. A primeira Copa, disputada em 1930 no Uruguai, teve 13 seleções. A partir de 1954, na Suíça, estabeleceu-se um número fixo de participantes, indo para 16. Em 1982 (Espanha), foi para 24 seleções, o formato que menos durou (4 Copas). A partir de 1998 (França), entraram 32 seleções, como é até agora e continuará em 2018, na Rússia, e 2022, no Qatar. A sede de 2026 será anunciada dentro de alguns anos. Estados Unidos e a dupla Portugal/Espanha concorrem.

O novo formato, certamente, dividirá opiniões, já que boa parte poderá criticar o inchaço, pois se reduzirá o nível técnico dos países. Se a Copa de 2014, no Brasil, tivesse o novo formato anunciado hoje, vários estreantes estariam nos gramados brasileiros, como Venezuela e Etiópia.

Por enquanto, fala-se que os continentes africano e asiático seriam os mais beneficiados com a mudança. A Ásia passaria a ter pelo menos 10 vagas diretas, mais que o dobro de atualmente, que são 4. A África teria de 9 a 10 vagas. A Europa, que hoje conta com 13 vagas, subiria para 16, representando um terço dos participantes.
Em contrapartida, a América do Sul e a CONCACAF (Américas Norte, Central e Caribe) teriam 6 vagas cada uma. No nosso continente subiria apenas uma vaga direta, além do que o sétimo colocado de eliminatória disputaria uma repescagem intercontinental. Isso ocorre pelo fato de haver só 10 seleções filiadas ao futebol sul-americano.
A Oceania, pela primeira vez, entrará para todas as edições seguintes a partir de 2026, pois haveria uma vaga direta.

Nenhum comentário: