sábado, 21 de janeiro de 2017

O PRESIDENTE N° 45 DOS EUA

Resultado de imagem para donald trump posse
Resultado de imagem para donald trump posse

ASSUMIU
DONALD TRUMP TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DOS EUA

No dia 20 de janeiro de 2017, os Estados Unidos da América conheceram oficialmente o seu 45° presidente.

Donald John Trump, de 70 anos, tomou posse nesta sexta-feira, sucedendo Barack Obama com discurso nacionalista e crítico à classe política, mantendo o tom eufórico e amedrontador que foi marca registrada durante sua campanha eleitoral. Assumiu como vice-presidente o também republicano Mike Pence.

Ele prestou o tradicional juramento diante do Capitólio, em Washington, e fez o discurso em seguida, diante das tradicionais cerimônias de posse.

Na presença de quatro de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu. A nova primeira dama, a eslovena Melania Trump, acompanhou tudo ao seu lado.

Trump assume a presidência norte-americana sob enorme desconfiança, tendo uma rejeição de 52% da população. Outros presidentes do passado, quando chegaram ao poder, sempre tiveram ao menos 60% de aprovação. Só Obama, por exemplo, chegou à 79%, na posse de 2009.

Algumas promessas do novo presidente

  • Prometeu erradicar o terrorismo radical islâmico da face da Terra
  • Prometeu investimento em infra-estrutura
  • Prometeu gerar empregos
  • "Quando abrimos nossos corações ao patriotismo, não há espaço para a discriminação
  • "Defendemos as fronteiras de outros países enquanto nos recusamos a defender as nossas próprias"
  • "Gastamos trilhões e trilhões de dólares além mar, enquanto a infraestrutura dos Estados Unidos caiu em degradação e deterioração"
Pelo menos 900 mil pessoas assistiram de perto todo o cerimonial, nos arredores e proximidades da Casa Branca. 



Enquanto a posse transcorreu normalmente, houve diversas manifestações com vandalismo nos arredores de Washington. Com uma segurança reforçada na capital do país por 30 mil policiais, cerca de 217 pessoas foram detidas.

Um comentário:

Kleber Nunes disse...

Parece que o mundo ainda não aceitou a eleição de Trump e pelo que vemos os primeiros dias serão de intensos protestos.