quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TRAGÉDIA EM PARATY; LUTO NO STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki


ACIDENTE AÉREO MATA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI

Luto na política brasileira. O ministro do Superior Tribunal Federal, Teori Zavascki, morreu hoje em um acidente com um avião bimotor em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. Ele tinha 68 anos e era ministro do STF desde 2012, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff. Era um nome forte no ministério, como relator oficial da Operação Lava Jato no Supremo.

A informação da morte foi confirmada pelo filho, Francisco Zavascki, que postou em seu perfil no Facebook: 'Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força', dizia a postagem. Teori iria para Paraty em uma viagem de férias, já que o STF encontra-se em período de recesso.


A aeronave caiu a 2 quilômetros da pista de pouso, próximo à Ilha Rasa. Ele embarcou do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h, e caiu ao mar por volta das 13h45. Havia 5 pessoas a bordo e o tempo estava chuvoso.
O avião tinha o modelo Hawker Beechcraft King Air C90, prefixo PR-SOM e tinha capacidade para até sete passageiros, tendo sido fabricado em 2007. 
A primeira notícia do acidente chegou depois das 15h, mas a divulgação dos nomes dos passageiros saíram duas horas depois.


Além de Teori Zavascki, morreram o piloto Osmar Rodrigues, 53 anos, e o empresário Carlos Alberto Filgueiras, 69, dono do avião e do hotel Emiliano, um dos mais importantes de São Paulo. Uma mulher chegou a sobreviver ao impacto da queda do avião, mas morreu afogada, além de outra pessoa. As suas identidades não foram reveladas.

A Polícia Federal participará das investigações imediatas do acidente. O presidente Michel Temer fez um pronunciamento lamentando a morte de Teori e decretou três dias de luto. "Orgulho para todos os brasileiros", 

Nenhum comentário: