sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Outro massacre

IML entrou no presídio para buscar corpos  (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
(FOTO: Inâe Brandão/G1 Roraima)

AGORA FOI EM RORAIMA: 31 PRESOS MORREM EM REBELIÃO

Depois do terrível massacre de Manaus, ocorrido há quatro dias, agora é Roraima que enfrenta as circunstâncias de problemas no sistema carcerário.

Ao menos 31 pessoas morreram na madrugada desta sexta, na Penitenciária Agrícola Monte Cristo, a maior de Roraima, segundo informações da Secretaria de Justiça e Cidadania.

A entrada da unidade foi isolada na manhã desta sexta. Ao menos três estrondos foram ouvidos na parte externa do presídio por volta das 9h (11h de Brasília).

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, que foi ao local, não houve rebelião e a matança seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam concentrados neste centro de detenção.

Ainda segundo o secretário, não foram encontradas, até o momento, armas de fogo no local, mas os corpos estariam "destroçados" e diversos decapitados.

Na segunda-feira, pelo menos 56 detentos morreram na rebelião ocorrida no complexo Anísio Jobim, em Manaus. Fato que desencadeou a onda de insegurança por parte da carceraria do país, e gerou debates entre o governo e o Ministério da Segurança Pública.

Mensagem publicada pelo presidente Michel Temer no microblog Twitter nesta quinta (Foto: Reprodução)
(Reprodução: G1, Twitter do presidente Michel Temer)

Do governo, aliás, vieram polêmicas. Durante reunião na quinta-feira com os ministros da área de segurança, no Planalto, o presidente Michel Temer falava pela primeira vez sobre o primeiro ocorrido, e o referiu como "acidente pavoroso", enquanto que o governo amazonense chamou de "o maior massacre do sistema prisional do estado".

Tentando se justificar pela frase, Temer postou em seu perfil sinônimos do termo "acidente", para abafar críticas.

Hoje, o presidente ofereceu ajuda ao governo roraimense, que por sua vez rebateu dizendo ter sob controle as situações de emergência.

Nenhum comentário: