segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Brilhos indígenas e reinado do axé

Com o enredo ' Ivete do rio ao Rio', a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio desfila no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ) - 26/02/2017
Desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ) - 27/02/2017
Com o enredo 'A virgem dos lábios de mel - Iracema', a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis desfila no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ) - 27/02/2017

SALGUEIRO E BEIJA-FLOR BRILHAM NO PRIMEIRO DIA; IVETE SANGALO LEVANTA POEIRA

Maiores favoritas à disputa do título a desfilarem no domingo, a Acadêmicos do Salgueiro e a Beija-Flor de Nilópolis foram as mais destacadas a passarem na Sapucaí no primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro. Quem roubou a cena foi Ivete Sangalo, que contagiou do início ao fim o empolgante desfile da Acadêmicos do Grande Rio.

A noite foi aberta pela Paraíso do Tuiuti, que cantou os segredos do Tropicalismo baiano. Infelizmente, ficou marcado pelo acidente com um dos carros alegóricos, como já foi noticiado aqui. Deve cair para o acesso novamente.

Passado o susto, foi a vez da Grande Rio despontar na passarela, com a rainha do axé puxando sua própria homenagem. Primeiro Ivete Sangalo desfilou direto na comissão de frente. Após uma rápida saída, reapareceu como destaque no último carro alegórico. Artistas e famosos, como Susana Vieira e Xuxa marcaram participação. Mas de fato, a baiana foi a grande estrela da escola e, quiçá, dessa primeira noite em si. Levantou poeira, literalmente.

Passada essa euforia, foi a vez da Imperatriz prestar socorro a ecologia brasileira, numa homenagem à Xingu e aos irmãos Villas Boas. A escola não chegou a empolgar os foliões, mas mandou um desfile tecnicamente correto e sem erros de evolução.

O mesmo ocorreu com a Unidos de Vila Isabel, que cantou "O Som da Cor", uma homenagem a artistas de raças diferentes, em destaque maior o jazz americano. Ainda foram feitas diversas citações ao "Kizomba", tema que marcou o primeiro título carioca da escola, campeã de 1988.

Predominando em absoluto com o vermelho, a Salgueiro transformou a avenida num "inferno de dante", até chegar ao "céu", representando a Divina Comédia. Dialetos e históricos momentos de arte teatral foram representados nas diversas alas da escola tijucana. O refrão "´Só entende quem é Salgueiro" levantou o público. Com diversas paradinhas, a bateria fez um show à parte.

Já de manhã, a Beija-Flor encerrou o primeiro dia mantendo sua marca de desfile luxuoso, beirando as perfeições, numa homenagem aos povos indígenas, em especial Iracema, da obra de José de Alencar. A escola de Nilópolis inovou em demasia ao desfilar sem alas, trazendo uma maior coloração em diversos pontos da avenida, sem deixar buracos.

-----

A segunda e última noite de desfiles terá União da Ilha, São Clemente, Mocidade, Unidos da Tijuca, Portela e Mangueira.

Nenhum comentário: