segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Caos e medo no ES

Exército atua nas ruas da Grande Vitória (Foto: Divulgação/ Sesp)
(FOTO: Divulgação/Sesp)

COM GREVE DA PM, ESPÍRITO SANTO VIVE FIM DE SEMANA DE CAOS

Agora é uma "rebelião fora de presídios". O Espírito Santo vive dias de caos e medo desde sábado, onde a Polícia Militar do estado capixaba entrou em greve por reajustes salariais após pagamentos atrasados pelo Governo.

A Grande Vitória registrou 62 mortes violentas desde o início dos protestos de familiares de policiais militares, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não tem um balanço oficial.

Se confirmado, o número de mortos nos últimos três dias significa um aumento de mais de 1.000% em relação a todo o mês de janeiro, quando ocorreram apenas quatro registros no Departamento Médico Legal (DML).

O governador em exercício, César Colnago, disse que o governo está disposto a conversar, mas explicou que o reajuste salarial está fora de cogitação no momento.

"Acreditamos que o bom senso e a racionalidade possam retornar e que possamos conversar e dialogar a partir desse entendimento. O governo entende que quando ele tiver caixa, que quando tiver superávit de receita, poderá mexer nos salários e fazer ofertas de serviço. Enquanto tiver deficitário, eu não tenho como prometer aquilo que eu não tenho", disse.

Para todos os efeitos, o Exército foi convocado a atuar por ES inteiro a partir da tarde de hoje. Pelo menos 1200 homens das Forças Armadas e Nacional estarão circulando por todo o Estado.

Nesse momento dificílimo, só nos resta desejar força aos habitantes capixabas e que as melhores soluções sejam tomadas para o combate à violência.

Nenhum comentário: