quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Em vantagem

Resultado de imagem para futebol total

Na primeira edição de quarta-feira do Futebol Total, vamos contar o que de melhor aconteceu neste primeiro dia de fevereiro. O começo dos brasileiros na Libertadores, alguns regionais e as competições internacionais.


FOGÃO E FURACÃO LARGAM NA FRENTE

A maior edição da história da Taça Libertadores começou para os brasileiros. Com a primeira fase já realizada, teve início a segunda fase pré-grupos (faltando a terceira), com as presenças de Botafogo e Atlético-PR. A exemplo de 2014, os dois são os representantes brasileiros nesta fase, antigamente chamada "Pré Libertadores". E ambos largam em vantagem, ainda que mínima.

Diante de um lindo mosaico (Lutem por Nós) e com 38 mil pessoas no Engenhão, o Botafogo mostrou de vez sua cara após um início irregular de temporada. Apesar dos sustos, venceu o Colo Colo por 2 a 1. Isso que chegou a abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo com um golaço do volante Airton, que marcou seu primeiro gol em três anos de clube. Em jogada de Montillo, Pavez marcou um gol contra de muito azar. No segundo tempo, contudo, os chilenos cresceram e conseguiram diminuir com Paredes. Agora o Fogão joga pelo empate em Santiago na semana que vem.

O Atlético também largou na frente e talvez esteja em melhor situação, vencendo o Millonarios por 1 a 0. Em jogo de poucas emoções, bastou o faro de artilheiro de Grafite aparecer, após penalidade sofrida por Pablo. Estreante da noite, ele converteu o pênalti que garantiu a vitória diante de 23 mil na Arena da Baixada. O Furacão também estreou Jonathan e Felipe Gedoz.

PRIMEIRA LIGA


Teve clássico na Primeira Liga, abrilhantando o Mineirão dividido em torcida meio a meio. Cruzeirenses e atleticanos não viam isso há quatro anos, na reabertura do estádio.
E diante de 41 mil pessoas, deu Cruzeiro, que agora lidera o Grupo C. O time celeste bateu o Atlético por 1 a 0 com gol de Arrascaeta, após falha gritante de Felipe Santana. A vitória manteve a Raposa com seis jogos de invencibilidade sobre o Galo, que por sua vez não perdia um clássico no Mineirão desde a referida reinauguração em 2013.

Completando a primeira rodada do Grupo A, clássico gaúcho. O Inter bateu o Brasil de Pelotas por 2 a 1 em jogo de arbitragem polêmica. Nico López e Brenner marcaram os gols. O goleiro xavante Eduardo Martini ainda foi expulso e mesmo assim o time chegou ao primeiro e único tento com Bruno Lopes de pênalti. Tudo no primeiro tempo, sem ter mais nada demais no segundo.

Ontem, abrindo a segunda rodada do Grupo D, mais uma vitória do Londrina em cima de catarinenses, fora de casa, novamente por 1 a 0. A vítima da vez foi o Avaí. Alisson Safira marcou o gol da vitória no fim do segundo tempo, em roteiro parecido com o da vitória anterior, ante o Figueirense. Os londrinenses foram a 6 pontos e ficaram bem perto de se classificar para as quartas.

ESTADUAIS


Pelo Campeonato Carioca, a dupla Fla-Flu mantiveram 100% de aproveitamento.
Primeiro, o Fluminense suou, mas venceu o Resende pelo placar mínimo, com belo gol de Gustavo Scarpa, no Edson Passos (Mesquita).
Já no Raulino de Oliveira (Volta Redonda), o Flamengo teve vida mais tranquila e passou sem sustos pelo Macaé, por 3 a 0. Diego, Aislan (contra) e Willian Arão marcaram.



Em Santa Catarina teve a segunda vitória da Chapecoense, na segunda rodada do estadual. Fora de casa, venceu o Tubarão por 1 a 0, gol de Wellington Paulista, o segundo com a camisa da Chape. O clube mandante aproveitou a ocasião para prestar sua homenagem ao adversário, lançando uma terceira camisa em cores verdes. No outro jogo da noite, Joinville e Figueirense ficaram no 0 a 0.



Ainda não é amistoso, mas vale o registro: até nisso corintiano sofre até o fim. Em teste para o Paulistão que começa sexta, o Corinthians bateu a Ferroviária por 1 a 0 em gol que saiu no último minuto dos acréscimos. Aos 49, Marquinhos Gabriel garantiu a vitória. O Timão estreia no campeonato no sábado, contra o São Bento, fora de casa. A Ferroviária visita a Ponte Preta no domingo.

INTERNACIONAL



Festa em Manchester, em especial para Gabriel Jesus, que conquistou a titularidade e hoje, em seu terceiro jogo com a camisa do Manchester City, marcou seu primeiro gol.
Foi dele o terceiro dos quatro gols na goleada do City sobre o West Ham por 4 a 0, fora de casa, David Silva, De Bruyne e Yayá Touré marcaram os outros gols.
Ainda no Campeonato Inglês, a rodada de ontem reservou o empate de 1 a 1 entre Liverpool e Chelsea. Rodada favorável aos Blues, que agora abrem nove pontos de vantagem sobre os vice-líderes Tottenham e Arsenal. Esse último, que será o próximo adversário, foi surpreendido em casa pelo Watford, até então lanterna, por 2 a 1.

Essam El Hadary Burkina Faso x Egito (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

Para encerrar, o Egito voltou mesmo com tudo a Copa Africana de Nações. Depois de três edições ausentes, o maior campeão continental já volta à mais uma final.

Hoje, os Faraós bateram Burkina Faso nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal. A vitória veio por 4 a 3, em que brilhou a estrela do goleiro El Hadary, do alto de seus 44 anos. Ele pegou duas cobranças e garantiu os egípcios. Amanhã, Gana e Camarões fazem a outra semifinal.

Nenhum comentário: