quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Mais política

Moreira Franco foi empossado por Temer como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

SUSPENSA A NOMEAÇÃO DE MOREIRA FRANCO COMO MINISTRO

Tem mais notícia bombástica girando em torno da política no Brasil.

O juiz federal Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu nesta quarta-feira (8), em decisão liminar (provisória), a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele é um dos principais aliados do presidente Michel Temer.

Na semana passada, Temer nomeou o peemedebista, que deixa a função de secretário-executivo do Programa de Parceria para Investimentos para exercer a função de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A ação afirma que houve "desvio de finalidade" na nomeação de Moreira Franco com o objetivo de dar foro privilegiado ao peemedebista. Como ministro, Franco só pode ser investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e não pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância do Judiciário. Moreira é citado 34 vezes na delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice presidente de Relações Institucionais da Odebrecht. Ele nega ter cometido irregularidades.

A medida provisória, onde cabe recurso, é comparada com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em março de 2016 passou a ser investigado na Lava Jato e, logo depois, seria nomeado ministro da Casa Civil com foro privilegiado, na tentativa de fugir da jurisprudência de Moro. Palavras do próprio juiz Penteado.

Nenhum comentário: