segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Olha ele de novo

Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes
(FOTO: Andresa Anholete/AFP)

EX-ADVOGADO DO PCC, ALEXANDRE DE MORAES É INDICADO POR TEMER PARA O STF

O presidente Michel Temer fez hoje sua escolha para novo ministro do Superior Tribunal Federal.

É o atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Ele ocupará a vaga deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado em acidente aéreo.

Para a escolha ser conclamada, Alexandre passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, cuja comissão deverá ser instalada na quarta-feira pelo novo presidente da Casa, Eunício Oliveira. Mas de acordo com a assessoria do MJ, ele pediu uma licença de 30 dias até ser sabatinado no Senado.

Alexandre de Moraes tem 48 anos e é filiado ao PSDB, tendo sido Secretário de Segurança Pública durante o governo Geraldo Alckmin. Conforme determina a constituição, terá de se desfiliar do partido.

Como atual ministro da Justiça desde maio, quando teve a reforma ministerial junto à chegada interina de Temer à presidência da República, ele já se envolveu em polêmica em relação à Operação Lava Jato, quando anunciou que haveria mais operação da Polícia Federal em uma determinada semana. Na mesma, foi preso o ex-minstro petista Antônio Palocci.
Moraes está em evidência no noticiário nacional, juntamente com a pasta, desde o início de 2017, por conta da crise do sistema prisional. Houveram diversas rebeliões pelo Brasil, com dezenas de mortos em alguns casos, como os presídios de Manaus e o de Alcaçuz no Rio Grande do Norte. Para efeitos de medidas drásticas contra a crise, anunciou o Plano Nacional de Segurança, 

Nenhum comentário: