sexta-feira, 24 de março de 2017

Fim de castigo

Imagem de abril de 2016 mostra o ex-presidente do Egito Hosni Mubarak (Foto: Amr Nabil/AP Photo)
(FOTO: Amr Nabil/Associated Press)

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi libertado hoje, de acordo com seu advogado. A justça havia autorizado, o último dia 13, a sua soltura. Ele estava detido no Hospital Militar de Maadi, e seguiu para sua mansão, segundo a agência Reuters.

A principal corte de apelações do país considerou o ditador, de 88 anos, inocente no caso do assassinato de 239 manifestantes durante a revolta em 2011, que fez parte da Primavera Árabe. As vítimas morreram em um confronto das forças de segurança semanas antes de Mubarak ser forçado a deixar o poder. A renúncia, em 11 de fevereiro, foi um ponto de partida para concretizar a Primavera Árabe, antes iniciada na Tunísia com a renúncia de outro ditador.

Mubarak foi preso inicialmente em abril de 2011, dois meses após deixar o governo, e desde então esteve em prisões ou em hospitais militares sob forte vigilância. Em 2012, foi condenado a prisão perpétua, já combalido em um leito de hospital.

Apesar da renúncia, o Egito voltaria a viver tempos de crise política com seu sucessor, Mohamed Mursi, que foi deposto da presidência em 2013. O atual presidente é Alaa Abdel Fatah, eleito em 2014.

Nenhum comentário: