sexta-feira, 17 de março de 2017

Investigação histórica

9° JBS

NO DIA DOS 3 ANOS DA LAVA-JATO, NASCE A OPERAÇÃO "CARNE FRACA"

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Carne Fraca. Foram expedidos 309 mandados de prisão em seis estados, mais o Distrito Federal. A investigação apura o envolvimento de fiscais, funcionários de grandes redes frigoríficas em um esquema de liberação de licenças e fiscalizações irregulares por essas redes, sob tutela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As principais informações confirmadas até aqui são:
  • Agentes do governo teriam recebido propina para liberar licenças de frigoríficos
  •  Maiores empresas do setor são investigadas no esquema, entre elas BRF E JBS, dona de empresas como a Friboi, Seara e Swift
  • Ministro da Justiça Osmar Serraglio foi gravado em conversas com um dos líderes do esquema
  • PP e PMDB eram beneficiados com propina do esquema, segundo delegado da operação
  • Frigoríficos vendiam carne vencida no mercado interno e no exterior, com validades que ultrapassariam dois meses
  • 1,1 mil policiais cumprem mandados: 27 são prisão preventiva e 11 de prisão temporária
No caso das carnes vencidas, há casos como a inserção de papelão (isso mesmo) em lotes de frango e também carne de cabeça de porco em lotes de linguiça.

As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba e estão sendo cumpridas em São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
O nome da operação faz alusão à conhecida expressão popular em sintonia com a própria qualidade dos alimentos fornecidos ao consumidor por grandes grupos corporativos do ramo alimentício.

Trata-se da maior operação deflagrada da história da Polícia Federal em números. Ela ocorre no exato dia em que a já histórica Operação Lava Jato completa 3 anos de sua primeira das 38 fases já deflagradas até hoje, bem como a que mais efetivou prisões de famosos nomes da política nacional.

          2 comentários:

          Kleber Nunes disse...

          Como se não bastasse a sujeira que a Lava Jato trouxe à tona agora mais essa: até na carne os caras manipularam o alimento estragado como se fosse normal. E quem é que vai pagar essa conta difícil de digerir? Infelizmente estamos no Brasil, o país da piada pronta.

          Jean Marcos disse...

          Esse é mais um motivo para nós brasileiros passar vergonha em âmbito mundial! Lamentável.