sábado, 18 de março de 2017

Mito do rock

Imagem de 15 de abril de 2013 mostra Chuck Berry em show em Montevidéu, no Uruguai (Foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP)
(FOTO: Pablo Porciuncula/AFP/Show Montevidéu/Uruguai, 2013)

CHUCK BERRY MORRE AOS 90 ANOS

O músico Chuck Berry, um dos pioneiros do rock e que teve a alcunha de "mito do rock", morreu hoje aos 90 anos de idade em casa, no Missouri, Estados Unidos. O lendário guitarrista foi encontrado sem vida por policiais locais, após um chamado de emergência. A causa da morte não foi revelada.

Grande nome da música americana, sendo considerado ídolo pelas grandes bandas Beatles e Rolling Stones, Chuck Berry era conhecido por clássicos como "Johnny B. Goode" e "You Never Can Tell", gravados no final dos anos 50. Esta última música ganhou notoriedade ainda nos anos 90 por embalar uma das cenas mais famosas de "Pulp Fiction", filme com John Travolta.

Chuck Berry se apresenta durante comemoração dos seus 60 anos, em 1986 (Foto: James A. Finley/AP Photo)
(FOTO: James Finley)

Berry ficou eternizado pelo "passo do pato", também chamada internacionalmente como "duck walk", uma marca registrada que ele executava em suas perfomances. Ele tocava a guitarra enquanto pulava em uma perna agachado pelo palco.
Foi uma das marcas de seus 62 ininterruptos anos de carreira, que mesmo com muitos shows, as faixas eram suas clássicas. Desde 1979 não gravava discos inéditos, mas no seu aniversário de 90 anos, em 18 de outubro passado, anunciara um novo disco, com novas canções gravadas e escritas pelo músico. Intitulado "Chuck", o álbum agora fica sem previsão de lançamento diante do seu falecimento. Ele dedicou o disco a sua esposa, com quem viveu os últimos 68 anos.
Chuck já fez diversos shows pelo Brasil, como nos anos de 1993, 2002 e 2008, nesse último tocando apresentações em SP, PR e RS.

Nenhum comentário: