quinta-feira, 30 de março de 2017

Na cadeia

Park Geun-hye deixa audiência em que sua detenção foi autorizada (Foto: Reuters/Song Kyung-seok)
(FOTO: Song Kyung-seok/Reuters)

DO IMPEACHMENT À CADEIA: A TRISTE SAGA DE PARK GEUN-HYE

A crise política na Coreia do Sul está sendo muito mais grave e rigorosa do que se imagina. Foi presa nas primeiras horas desta sexta (noite de hoje no Brasil) a presidente cassada do país, Park Geun-Hye.

A agora ex-presidente teve sua prisão decretada e imediatamente feita após um tribunal aprovar sua detenção no escândalo de corrupção que culminou em seu impeachment, há três semanas, segundo a agência local Yonhap.

O tribunal situado na capital Seul emitiu ordem de prisão por acusações de suborno, abuso de autoridade, coerção e vazamento de segredos governamentais.

Park, de 65 anos, pode ser mantida em uma cela por até 20 dias, enquanto é investigada. Ela não falou com os jornalistas que a aguardavam na entrada do tribunal.

A prisão preventiva representa mais um revés para Park, que obteve um resultado recorde na eleição presidencial de 2012 e se tornou a primeira mulher a governar a Coreia do Sul. A crise se agravou em 2016, quando veio a tona a informação de que sua melhor amiga, Choi Soon-sil, que nunca ocupou cargos oficiais, obteve ilicitamente milhões de dólares de grandes empresas sul-coreanas. A ex-presidente afirma e reafirma que Choi traiu sua confiança.

Nenhum comentário: