quarta-feira, 5 de abril de 2017

Defesa, justiça e boas vitórias


Resultado de imagem para futebol total

A quarta-feira do futebol teve brasileiros jogando na Copa Sul-Americana. Um desempenho até animador, já que nenhum dos quatro atuantes tomaram gol. A bola rolou também em alguns Estaduais e em mais um jogo atrasado na Primeira Liga e outro na Copa do Brasil.


TIMÃO E FLU VENCEM E ABREM BOA VANTAGEM

O Fluminense e o Corinthians largaram bem na estreia da Copa Sul-Americana. Ambos venceram por 2x0, abrindo vantagens preciosas para a volta, que acontecerá em 10 de maio, fora do Brasil.
Os cariocas tiveram um feliz reencontro com o Maracanã com 37 mil pessoas. Jogando bem e com um a mais, fez 2x0 nos uruguaios do Liverpool. Um placar que ficou até barato e foi construído ainda no primeiro tempo, com gols de Henrique Dourado e Richarlison. O autor do segundo gol foi personagem central, já que levou uma cusparada de Royón (ambos levaram cartão amarelo). O Liverpool ainda teria Freitas expulso no decorrer da partida.
Na Arena Corinthians, o Timão sofreu um pouco mais com investidas da arrumada Universidad de Chile, campeã da competição em 2011 e com parte do elenco daquele ano ainda no time. Mas depois passou a controlar as ações e, num lance de bastante persistência de ataque, abriu o placar. Após chutaço de Gabriel e rebote de Guilherme Arana, que o goleiro Herrera (que defendeu o alvinegro em 2006) defendeu, Rodriguinho pegou outro rebote meio sem querer e fez o gol. Com um pouco mais de sofrimento, o Timão administrou o segundo tempo com outras boas jogadas e foi premiado com um belo gol de Jadson, fora da área. Para tranquilizar os poucos mais de 25 mil corintianos presentes.
Quem fez feio foi a torcida visitante, que causou uma baderna generalizada antes e durante o intervalo da partida, em confusão com a polícia militar. Diversas cadeiras foram quebradas e arremessadas contra os policiais. O incidente atrasou um pouco o recomeço da partida.


Já Ponte Preta e São Paulo ficaram no 0x0 em seus duelos contra argentinos. A Macaca recebeu o Gimnasia La Plata no Moisés Lucarelli e não esteve com a pontaria calibrada. Ainda perdeu Lucca, expulso após reclamação. Um empate com gols fora garante a Ponte na próxima fase da competição, na qual foi vice-campeã em 2013.
O Tricolor parou na defesa do Defensa Y Justicia (perdão o trocadilho). Buffarini perdeu a cabeça no segundo tempo e foi expulso. Apesar disso, é um empate que traz vantagem ao time de Rogério Ceni, que é o único brasileiro a decidir a volta em casa. A partida acontece em 11 de maio.

Foto: (Monique Silva)

Agora vamos aos jogos atrasados. Pela terceira fase da Copa do Brasil, após empate sem gols, o Paraná passou pelo ASA nos pênaltis, por 4x1, no Durival de Brito. Avança a quarta fase para pegar o Vitória.


O Grêmio conseguiu a sua primeira vitória na Primeira Liga, o suficiente para se garantir nas quartas de final da competição. O Tricolor gaúcho fez o simples ao vencer o América-MG por 1x0, gol de Everton. O que mais chamou atenção, porém, foi o lance final do confronto, onde uma dividida dura entre o uruguaio gremista Maxi Rodríguez e o lateral mineiro Alex Silva causou uma confusão generalizada no gramado, envolvendo até a comissão técnica das agremiações. Os dois jogadores foram expulsos.

Foto: (Marlon Costa / Pernambuco Press)Foto: (Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Goleadas marcaram os principais jogos dos Estaduais nordestinos.
Teve rodada dupla na Arena Pernambuco. Apesar das promoções, apenas 1370 pagantes foram registrados por lá. No primeiro jogo, o Náutico fez 5x0 no Central. Logo depois, o Santa Cruz fez "só" 4x0 no Belo Jardim. Ambos os times já estão classificados para as semifinais, além do Sport, faltando decidir quem fica em segundo, terceiro e quarto lugar. O líder já garantido é o Salgueiro.

Na Bahia, mais goleadas. O líder e 100% Vitória massacrou o Fluminense de Feira por 6x0, com destaque para André Lima e o chileno Jean Pineda, que marcaram dois gols cada um. Indiretamente, deu uma ajuda ao Bahia assumir o segundo lugar que estava justamente com o time feirense. O Tricolor de Aço marcou 3x0 no Atlântico, jogando no Pituaçu. Gustavo, duas vezes, e Diego Rosa fizeram os gols. Enquanto o Flu foi o terceiro colocado e definido adversário do Bahia, o Vitória da Conquista assegurou o quarto lugar e a última vaga as semifinais, credenciado a pegar o Leão baiano.
As semifinais começam dia 16, mas antes Bahia e Vitória medem forças neste domingo, encerrando oficialmente a primeira fase. É um esquenta para a semifinal direta da Copa do Nordeste, no dia 23. O jogo será na Fonte Nova, com direito a torcida mista.

O futebol prossegue nesta quinta com destaque para o último brasileiro a estrear na Sul-Americana. O Sport recebe os uruguaios do Danúbio.

Nenhum comentário: