domingo, 2 de abril de 2017

Eleições no Equador

(FOTO: Dolores Ochoa/Associated Press)

EQUADOR ELEGE NOVO PRESIDENTE

O candidato governista e ex-vice-presidente Lenín Moreno venceu as eleições presidenciais do Equador. Em contagem rápida, o socialista obteve 51% dos votos, contra 49% do adversário, o conservador Guillermo Lasso (48.93%). Os números contemplam 92,67% das urnas apuradas e a vantagem estreita levou Lasso a pedir recontagem dos votos.

Mais cedo, ambos chegaram a reivindicar vitória, com as pesquisas de boca de urna divergindo sobre o resultado. Consideradas um teste para a esquerda latino-americana, as eleições para a escolha do sucessor do presidente Rafael Correa estão sendo consideradas as mais acirradas na História recente do país.

Três levantamentos — incluindo um que acertou no primeiro turno — deram vitória para Lasso, enquanto um quarto indicou que o vencedor era Moreno.
Segundos após o fechamento das urnas, a TV Teleamazonas apontou que Lasso obteve 53,02% dos votos, enquanto Moreno, que representa o partido no poder Aliança País, tinha atingido 46,98%. Esta pesquisa tem uma margem de erro de 2,2% e foi baseada em entrevistas com 36.600 pessoas.
Por sua vez, a empresa Informe Confidencial observou que Lasso obteve 52% e Moreno 48%, enquanto a empresa Market disse que o ex-banqueiro teria alcançado 51,45% dos votos, e Moreno 48,55%.
A empresa Perfis, a único que aponta Moreno como vencedor, disse que o candidato governista obteve 52,2% e Lasso 47,8%, com base em pesquisas em 500 centros de votação.
Publicidade
— Hoje o Equador renasceu. As páginas de ódio entre os equatorianos ficaram para trás — discursou um efusivo Lasso, em Guayaquil.

Créditos: O GLOBO

Nenhum comentário: