sexta-feira, 21 de abril de 2017

Expectativa e apreensão

Pessoas levantam as mãos durante operação policial em rua próximas à avenida Champs Elysees, em Paris, onde houve um tiroteio na noite desta quinta-feira (20) (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

FRANÇA VIVE CLIMA DE TENSÃO EM ATAQUE ÀS VÉSPERAS DE ELEIÇÃO

Neste domingo os eleitores franceses vão às urnas para o primeiro turno das eleições presidenciais, três dias após um ataque extremista em Paris - o terceiro neste ano. Nesta quinta, um atirador abriu fogo contra um ônibus da polícia usando um rifle automático. No tiroteio, matou um policial, feriu outros dois e foi morto posteriormente.

A polícia ainda não identificou o autor do ataque, que saiu de um carro no centro da cidade.

O primeiro-ministro, Bernard Cazeneuve, disse que as forças de segurança - incluindo unidades de elite - foram mobilizadas para as eleições de domingo.

Até agora, a corrida está bastante apertada. Quatro dos onze candidatos aparecem quase que empatados no topo das pesquisas de intenção de votos: François Fillion, Marine Le Pen, o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon, e o centrista Emmanuel Macron. Este último lidera as pesquisas mais recentes.

Adler diz que Macron e Mélenchon podem perder votos por não serem vistos como pesos-pesados nas áreas de política de segurança e imigração.

Nenhum comentário: