domingo, 23 de abril de 2017

Luto na Jovem Guarda

Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

JOVEM GUARDA PERDE UMA DAS PRINCIPAIS VOZES

JERRY ADRIANI MORRE AOS 70 ANOS

Luto na música brasileira. Morreu às 15h30 deste domingo, aos 70 anos, o cantor Jerry Adriani, um dos maiores ídolos da icônica Jovem Guarda brasileira, movimento de sucesso que perdura desde os anos 70. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o último dia 7. Nessa internação foi descoberto um câncer na região do pâncreas, que acabou se alastrando pelo corpo durante a internação.

O cantor havia sofrido uma trombose em uma das pernas. O corpo será velado no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, durante essa madrugada, e será enterrado às 17h.

TRAJETÓRIA

Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo.

Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi "Italianíssimo", quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.

Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco "Um grande amor".

Jerry Adriani também aproveitou de sua fama para dar apoio a novos artistas. Ele, por exemplo, foi um dos primeiros a incentivar um então pouco conhecido Raul Seixas.

Raulzito e os Panteras atuaram como banda de apoio de Jerry por três anos. O cantor gravou músicas de Raul (”Tudo que é bom dura pouco”, “Tarde demais” e “Doce doce amor”) e foi produzido pelo maluco beleza entre 1969 e 1971.

No inicio da década de 1990, Jerry se dedicou a um disco sobre as origens do rock, com o nome "Elvis Vive". Em 1994, participou da novela “74.5 uma onda no ar”, exibida pela TV Manchete. Um ano depois, fez shows para comemorar os 30 anos da Jovem Gurda e participou como convidado especial de uma coletânea do estilo. Ainda no final da década, voltou a gravar músicas italianas próprias e, em 1999, regravando nesse idioma sucessos da banda Legião Urbana. Tais músicas fizeram parte de trilhas sonoras de novelas como "A Indomada", "Zazá" e "Terra Nostra".

O primeiro DVD da carreira foi gravado em 2007, no Canecão, no Rio. “Jerry Adriani Acústico Ao Vivo” trouxe sucessos e inéditas em formato acústico. Em 2011, lançou o CD “Pop, Jerry & Rock”, incluindo homenagem para Raul Seixas e Tim Maia na música “2012”. A ideia de cantar outros ícones da músicas brasileira e do rock rendeu ainda o show “Jerry toca Raul & Elvis”.

Em 2014, Jerry Adriani completou 50 anos de carreira. Ele seguia em turnê pelo Brasil e tinha agenda cheia ao longo de 2017, inclusive com shows nos Estados Unidos.

Homenagens e mensagens de forças foram distribuídas ao artista em sua estadia no hospital, após a descoberta da doença. Roberto Carlos e Erasmo Carlos, companheiros de Jovem Guarda, o visitaram na última semana, quando ele estava apresentando uma melhora. Infelizmente, a luta contra o câncer terminou nesta tarde.

Forças aos familiares de Jerry Adriani. Deixará saudades pelo seu legado musical e pessoal.

Colaborou: G1

Um comentário:

politica em foco disse...

tenho o cd dele tributo a legião urbana muito bom por sinal !