domingo, 2 de abril de 2017

Taça Rio vale nada; Nordestão vale tudo

Resultado de imagem para futebol total

Domingão recheado de jogos decisivos, onde não faltou emoção. Destaque especial para a Copa do Nordeste, que pôde confirmar as semifinais com dois superclássicos estaduais. Enquanto isso, no Rio de Janeiro terá semifinais não valendo nada tecnicamente.


COM SHOW DE DIEGO SOUZA E MAGRÃO, SPORT DESPACHA CAMPINENSE E AVANÇA À SEMI

Em um belo roteiro que pede um mata-mata nordestino, o Sport derrubou a sina de cair para o Campinense e reverteu a zica. Em jogo duro e cheio de pegada, o Leão contou com uma tarde inspiradora e dois gols de  Diego "Showza", repetiu o 3x1 que sofrera na ida e, nos pênaltis, garantiu a classificação para o clássico contra o Santa Cruz, num tira-teima de gente grande de Recife, já que nos dois jogos anteriores, foram dois empates em 1x1. O último inclusive causou a demissão de Daniel Paulista, que por sua vez voltou ao posto de auxiliar, com Ney Franco no comando.
Rogério abriu o placar em um lance de sorte. Ainda no primeiro tempo, começou a atuação de gala do jogador de seleção. O camisa 87 driblou dois marcadores e bateu cruzado para fazer o segundo. 2x0 já garantia diretamente a vaga. Mas a Raposa paraibana passou a pressionar pelo gol de honra. E ele veio com Fernando Pires no segundo tempo. Daí o Sport não deixou barato, e Diego Souza tratou de ser decisivo outra vez logo depois. Aos 14 minutos, em bela bicicleta, fez seu segundo gol e o terceiro leonino. Os pênaltis estavam decretados.
Nas cobranças, brilhou o goleiro Magrão, que pegou a cobrança de Tiago Orobó. Na sequência Joécio isolou. O Sport acertou todas as cobranças e, com 4x2, confirmou a classificação para sua quarta semifinal seguida. Muita festa na Ilha do Retiro. Curiosamente, o Leão joga novamente no estádio nesta segunda, pelo Campeonato Pernambucano. Usará time B contra o Salgueiro, apenas para melhorar sua classificação.
No jogo que encerrou as quartas, o Bahia apenas administrou sua já larga vantagem e ampliou ainda mais, com fáceis 3x0 sobre o Sergipe na Fonte Nova. O volante Edson foi o nome do jogo, marcando os dois primeiros gols. Edigar Junio deu números finais. E assim fará a outra semifinal clássica, ante o Vitória.
As semifinais ocorrerão somente nos dias 23 e 26 deste mês. Até lá, só cresce a expectativa. De certo, será uma final Bahia x Pernambuco.

Info-Estadual-Rio-2017 (Foto: editoria de arte)

DEFINIDAS AS "SEMI SEMIFINAIS" DO CARIOCA

A última rodada da Taça Rio confirmou a superioridade dos 4 grandes do Rio. Em um Fla-Flu esvaziado que não valia muita coisa em Cariacica, empate de 1x1 (gols de Wendel e Willian Arão). Nos outros jogos, o Vasco despachou e eliminou a zebra Nova Iguaçu fora, por 2x0, gols de Rafael Marques e Yago Pikachu. Com direito a dois gols de Sassá, um deles de bicicleta, o Botafogo bateu o Resende por 3x2. Bota e Vasco foram os líderes de seus grupos, e terão a vantagem do empate nas semifinais contra Fluminense e Flamengo, respectivamente. No dia 16, haverá a final do turno. Se o Flu for campeão, automaticamente é campeão carioca, certo? ERRADO....

Por conta do confuso regulamento, não adianta de nada ganhar os dois turnos. O que valeu mesmo foi a melhor campanha geral entre todos os times. E como coincidentemente classificaram os mesmos quatro times grandes, as finais da Taça Rio não terão valor técnico nenhum. Apenas financeiro, para quem for campeão (embolsará 1 milhão de reais). Em suma, estará mais para um caráter amistoso.

O que valerá mesmo são as semifinais a partir do dia 23, também em jogo único. Aí, serão Fla e Flu que terão a vantagem do empate, como mostra o diagrama acima feito pelo Globoesporte.com. Somente as finais serão em dois jogos, nos dias 30 de abril e 7 de maio.

Os locais dessas e outras semifinais serão definidos pelo FERJ. Provavelmente, Engenhão e Raulino de Oliveira serão utilizados.


SÃO PAULO E PALMEIRAS ABREM BOA VANTAGEM

O "visitante" São Paulo jogou em um Morumbi mais vazio que o costume (15.460 pessoas) e venceu o Linense por 2x0 no primeiro jogo das quartas. A renda, que foi de 121 mil reais, será dividida pelos dois times. Mau negócio para o Elefante, que quis vender seu mando para arrecadar mais dinheiro...
Os gols saíram no segundo tempo, com Diego Felipe (contra) e Lucas Pratto no último lance.
No jogo da noite, o Palmeiras suou, mas bateu o bom time do Novorizontino por 3x1, de virada, no Jorge Di Biase, em Novo Horizonte. Os donos da casa não perdiam no local havia dois anos, desde que voltou à elite paulista. Roberto, em bela arrancada, abriu o placar, mas logo o Verdão partiu para cima e chegou ao empate em um confuso bate-rebate na área, que Dudu concluiu. Em lance semelhante, no segundo tempo, Borja deu a virada. Nos minutos finais, Roger Guedes fez o último. Ao ir comemorar a torcida, acabou expulso pelo árbitro.

Grêmio x Veranópolis (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

GRINGOS DÃO VITÓRIA AO GRÊMIO

O Tricolor gaúcho largou em vantagem no mata-mata, vencendo fora de casa o Veranópolis por 2x0. Contou com tarde inspirada dos gringos atacantes. O equatoriano Bolaños e o paraguaio Barrios marcaram os gols, um em cada tempo, para decretar a vitória. Mais cedo, o Caxias saiu na frente no clássico com o Juventude. 1x0 em pleno Alfredo Jaconi.


Emoção no clássico curitibano entre Atlético e Paraná. O Furacão martelou o jogo todo na Arena da Baixada com bom público (22 mil pessoas) e, só aos 47 do segundo tempo, foi premiado com o gol da vitória de 1x0 sobre o Paraná. O "croata" Eduardo da Silva marcou de cabeça seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. O time agora joga pelo empate na volta, em Durival de Brito.
Vida muito mais fácil teve o Coritiba, que aplicou 5x0 no Cascavel fora de casa e está muito perto da semifinal. Nos outros jogos, mais vitórias de visitantes. O J.Malucelli fez 3x1 no Londrina, enquanto o Cianorte bateu o Prudentópolis por 2x0.


O Catarinense registrou mais uma rodada de muitíssimos gols (22). Hoje cedo, o Criciúma visitou o Almirante Barroso e ganhou de 3x1. A tarde, teve a sofridíssima vitória do Avaí sobre o Brusque, por 3x2, após estar duas vezes atrás do placar no Augusto Bauer. Junior Dutra marcou o gol da vitória aos 47 do segundo tempo. Os avaianos foram ao terceiro lugar do returno com 12 pontos, ficando atrás do Joinville, que foi a 13 em outro jogo emocionante e cheio de viradas. No placar final, 4x3 sobre o Tubarão em sua arena. O outro jogo foi Inter de Lages 2x2 Metropolitano. A Chapecoense lidera com 16 pontos.

Depois das eliminatórias, voltam-se as atenções ao futebol de clubes no meio da semana, que tem como destaque o duelo Chapecoense x Atlético Nacional, abrindo a Recopa Sul-Americana, nesta terça. Durante a semana, os seis brasileiros estreiam na Copa Sul-Americana.

Nenhum comentário: