sábado, 1 de abril de 2017

TRAGÉDIA NA COLÔMBIA


DESLIZAMENTOS DE TERRA DEIXA CENTENAS DE MORTOS NA COLÔMBIA

A Colômbia vive outra vez dia de luto nacional, em terrível estado de calamidade.

Fortes chuvas nesta madrugada causaram deslizamentos de terra na cidade de Mocoa, sul do país. A Cruz Vermelha Colombiana informou esta noite que, até agora, já são 206 o número de mortos. Há 202 feridos, 220 desaparecidos, 300 famílias desabrigadas e 25 casas totalmente destruídas. A tragédia ocorreu entre a noite de sexta e o início desta madrugada, em transição do mês de março para abril.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou estado de calamidade pública na cidade. Mocoa é a capital do departamento de Putumayo, de 40 mil habitantes, e encontra-se sem energia e água potável. As imagens aéreas são desoladoras: ruas cobertas de terra e cheias de lixo, vítimas chorando e veículos destruídos.

A tragédia começou na noite de sexta-feira, quando uma forte chuva aumentou o nível dos rios Mocoa, Sangoyaco e Mulatos, cujos transbordamentos provocaram uma avalanche de água e pedras que levou tudo o que encontrou pelo caminho. As primeiras informações na madrugada já davam conta de pelo menos 112 mortos.

"Vamos fazer um plano de ação e iniciar todo o processo de ajuda humanitária, vamos atender os feridos, iniciar todo o processo fúnebre para atender a todas as pessoas falecidas e vamos também começar a restabelecer os serviços que foram suspensos", pronunciou o presidente colombiano.

A "onda de inverno" na América do Sul não afetou somente a Colômbia. O Peru vem enfrentando desde o início do ano chuvas e deslizamentos de terra que até o momento deixaram 101 mortos e mais de um milhão de afetados.

Desejamos forças aos habitantes de Mocoa neste momento tão difícil, e também ao povo colombiano que tanto solidarizou com o Brasil recentemente, no acidente do avião da Chapecoense. Agora o governo brasileiro manifesta os pesares, e nós retribuímos por homenagens. Que a calamidade seja passado.

Nenhum comentário: