sexta-feira, 19 de maio de 2017

SOBE E DESCE: popularidades

Resultado de imagem para sobe e desce

De volta, o quadro Sobe e Desce trata mais uma vez de POLÍTICA.
Mas calma, vamos fugir pelo menos um pouco do assunto em territórios brasileiros, diante da tumultuadíssima semana que passou, envolvendo as delações comprometedoras em que se encontra o presidente Michel Temer. Que a sua popularidade é baixa todos sabem. Mas será que outros grandes países estão para chegar a situação pior? Ainda é difícil, mas pode acontecer.

Resultado de imagem para presidente do mexicoResultado de imagem para sobe e desce

ENRIQUE PEÑA NIETO

O mote é a popularidade dos presidentes de grandes nações. E o SOBE vai para o mandatário do México. No poder desde 2012, com mandato até 2018, Peña Nieto tem aprovação de ao menos 60% da população. Apesar de já ter enfrentado alguns percalços pós-eleição, a sua situação no governo é confortável e até satisfatória, diante de medidas recentes que vem tomando. Uma delas é dar apoios ambientalistas, no combate a desmatamentos, e outra envolve medidas que protegem diretamente à jornalistas do país.
Sem falar, obviamente, a posição extremamente contrária a construção do muro que separaria as fronteiras de México com Estados Unidos, uma ferrenha ideologia do "rival" de fronteira, Donald Trump, eleito há seis meses.

Resultado de imagem para donald trumpResultado de imagem para sobe e desce

DONALD TRUMP

E é justamente o mandatário norte-americano que recebe o selo DESCE de hoje. Trump completará quatro meses de mandato pressionado para todos os lados, até mesmo de membros de seu partido, o Republicano. A popularidade, que está em torno de 43%, é uma das mais baixas da história do país. E tendo em vista aprovações recentes de medidas que enfraquecem o "Obamacare", criado pelo antecessor e ainda popular Barack Obama.
Fora as investigações que surgiram durante a última semana que envolve o seu partido. Com tantas situações embaraçosas, até mesmo um impeachment poderia ser protocolado a essa altura diante da plena insatisfação, por mais improvável que seja feito. Certo mesmo é que a popularidade segue lá em baixo, e não tende a subir tão cedo.

Nenhum comentário: