sábado, 13 de maio de 2017

Enfim, vai começar!

Resultado de imagem para times do brasileirão 2017

BRASILEIRÃO 2017 COMEÇA HOJE

A bola vai rolar pelos principais estádios do Brasil.

Flamengo e Atlético Mineiro darão o pontapé inicial hoje, às 16h, no Maracanã, para mais um Campeonato Brasileiro que promete equilíbrio e grande disputa até o fim, ponto por ponto. Em 2017 o campeonato conta com a volta de um representante do Centro-Oeste, além de voltar a ter os 8 clubes principais do eixo Rio-São Paulo, depois de cinco anos vendo pelo menos um desses times disputar a Segundona.

De técnicos consagrados como Cuca, Abel Braga, Paulo Autuori, Mano Menezes, até o vertiginoso crescimento de técnicos emergentes que vem fazendo sucesso, como Roger Machado, Fábio Carille, Milton Mendes, Jair Ventura e até o ex-goleiro Rogério Ceni, veremos um desfile de craques da bola lutando a cada jogada para ver quem será o melhor dos melhores. Veremos Robinho, Diego, Dudu, Jadson, Thiago Neves, em meio a uma turma de gringos muito boa, com o naipe de Cueva, Arrascaeta, Barrios, Borja, Armero, entre tantos outros nomes. Dos experientes e consagrados aos mais novos que buscam um espaço para brilhar.

Aqui vai um breve resumo de cada um dos 20 times e quais os seus prognósticos para o longo campeonato pela frente. Quem será o campeão após as 38 rodadas? Quem ganhará vaga na Libertadores, Sul-Americana e, por fim, quem cai? Façamos nossos palpites em segredo, e vamos em frente!

-----------------------------------------------

ATLÉTICO GOIANIENSE: VOLTA COMO INCÓGNITA
O time goiano fez bonito em 2016, voltando como campeão da Série B com sobras, mas aquele time se desmanchou para a nova temporada. O técnico Marcelo Cabo (que teve até um desaparecimento em janeiro) até conseguiu ajeitar algumas coisas, vendo inclusive a chegada do experiente atacante WALTER, que ainda vai estrear, mas o time pouco empolgou, caindo na semifinal estadual. Jogando diretamente as oitavas da Copa do Brasil, não fez uma boa apresentação mesmo diante de um Flamengo cheio de reservas. Até agora é sério candidato à rebaixamento.

ATLÉTICO MINEIRO: ATAQUE FULMINANTE
Sem ganhar o campeonato desde 1971, o Galo mineiro quer ir com tudo para finalmente conquistar o bicampeonato. Bateu na trave com os vices de 2012 e 2015, onde em ambos os anos liderou a primeira metade. No ano passado se sobressaiu em um quarto lugar honroso, mas manchado pela perda do título da última Copa do Brasil para o Grêmio. Após a saída de Marcelo Oliveira, o clube apostou em Roger Machado. E o emergente, apesar das contestações, está indo bem quando precisa. O time faturou o mineiro e já está nas oitavas da Libertadores. Não sendo por isso, conta com um time bem estrelado, como Robinho, Elias, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Victor e, claro, o goleador do ano, FRED, que substituiu a altura o argentino Lucas Pratto.

ATLÉTICO PARANAENSE: SINTÉTICA A PROVA.
O Furacão é um dos times mais oscilantes da temporada. Após boas apresentações em jogos de alta importância, como a Libertadores, o clube amargou baixos rendimentos no estadual, amargando um vice-campeonato com direito a derrota de 3x0 para o rival Coritiba em plena Arena da Baixada. O estádio de grama sintética é uma das maiores armas atleticanas em âmbito nacional, uma vez que o clube conquistou expressivas 16 vitórias em 19 jogos ano passado. Com um time experiente e sob lúdico comando de Paulo Autuori, campeão com o Botafogo em 1995, o rubro-negro quer repetir os bons jogos do último ano. Para isso conta como maior destaque o argentino LUCHO GONZÁLEZ, autor de muitos gols importantes em 2017, mas que machucou recentemente. Enquanto isso, os centroavantes Grafite e Eduardo da Silva não vem bem. O jeito é confiar no goleiro de seleção, Weverton.

AVAÍ: NADA DE SER IOIÔ
Aqui no Jornal da Internet tem o quadro "Sobe e Desce", certo? Esse título se encaixa perfeitamente ao clube de Florianópolis, que padece de um "efeito ioiô" nas últimas temporadas. Sobe, cai de novo, agora subiu de novo após uma boa Série B de 2016, onde foi vice-campeão depois de grande arrancada de um turno para outro. O Avaí ainda vem com boa base mesclando jovens jogadores com outros de mais experiência, como o zagueiro Betão, campeão brasileiro com o Corinthians em 2005. Mas seu maior nome atende pelo meia MARQUINHOS. No auge dos 39 anos, começa a sentir o desgaste da idade, mas nem por isso deixa de dar boas apresentações quando necessário. O técnico Claudinei Oliveira aposta num esquema bem ofensivo que envolve dois meias e três atacantes (Junior Dutra, Rômulo e Denílson). Com um pouco mais no elenco, pode seguramente manter-se na elite nacional.

BAHIA: ESQUADRÃO FORTE E FOCADO
Mais um que voltou da Série B, o Bahia pegou a quarta e última vaga, também fazendo boa arrancada do meio para o fim. E para manter a pegada, investiu pesado com nomes de forte apelo para 2017, como o lateral Armero, que faz parte da seleção colombiana. Apesar do vice-campeonato baiano, o Tricolor faz grandiosa campanha na Copa do Nordeste, em que fará a final contra o Sport. Muito por conta do esquema bem definido de Guto Ferreira, no qual os meias Régis e Allione (argentino emprestado do Palmeiras) se sobressaem com gols e assistências. O principal nome é o centroavante HERNANE, artilheiro do time no ano. Porém o "Brocador" sofreu grave lesão na semifinal nordestina contra o Vitória, e vai parar por três meses. Como o reserva Gustavo ainda não convenceu, o time deve ir atrás de outro atacante no mercado.

BOTAFOGO: ESTRELA SURPREENDENTE
No ano passado o Fogão era tido como candidato ao rebaixamento, e vinha fazendo jus até o fim do primeiro turno, com campanha irregular. Mas bastou Ricardo Gomes sair para o São Paulo e chegar o emergente Jair Ventura que tudo mudou. O time arrancou vertiginosamente, cresceu na hora certa, venceu jogos bons e, de quebra, pegou vaga na Libertadores, com um surpreendente quinto lugar. Melhor que isso, na competição continental, já derrotou os tradicionais Colo Colo, Olímpia e Atlético Nacional em seu caminho. Apesar de não ir bem no Estadual, é time para brigar mais para cima. Tem como principal nome o camisa 10 CAMILO, juntamente ao badalado reforço argentino Montillo, cujas lesões o impedem de mostrar serviço e sequencia. Os gols de Rodrigo Pimpão também são de suma importância.

CHAPECOENSE: DEPOIS DA TEMPESTADE, A BONANÇA
O clube catarinense ainda cicatriza as dores do trágico acidente aéreo no fim de 2016, e com um elenco reconstruído praticamente do zero, mostra forças de onde pode e como pode, a começar pelo técnico Vagner Mancini. Mesmo com todos os pesares recentes, o time se reergueu e vem para disputar a quarta Série A seguida, dando pintas de que pode se mostrar incaível, apesar das limitações. O time conquistou pela primeira vez um bicampeonato estadual. Porém, amarga uma sequencia de cinco derrotas em seis jogos, sendo a última delas um doído 4x1 sobre o super amigo Atlético Nacional. A Chape tem como principal destaque recente o lateral REINALDO, rei das bolas paradas e de muitos gols importantes. Wellington Paulista, Luiz Antônio, João Pedro e Rossi são outros nomes que lideram a reconstrução.

CORINTHIANS: EMBALADO E FOCADO
Tido como "quarta força" na imprensa paulista, o Timão superou as críticas com muita paciência e calma após um suado título paulista, conquistado por muito mérito. O técnico Fábio Carille teve estrela ao acertar o estilo de jogo de um elenco limitado e duvidoso, mas que tinha qualidade e serviço a mostrar. Mostrou tudo isso na hora certa, com grandes jogos recentes, como a vitória maiúscula na primeira final estadual contra a Ponte Preta em Campinas. A eliminação nos pênaltis para o Internacional na Copa do Brasil foi um mero acidente de percurso. O time ainda tem serviço a mostrar na Sul-Americana, onde conseguiu duas boas vitórias sobre a tradicional Universidad de Chile. Tudo liderado pela dupla de meias Jadson e Rodriguinho, que vem caindo nas graças da torcida a cada jogo que passa. O primeiro voltou da China com muita fome de bola, enquanto o segundo, de contestado, virou "rei". Agora, rei mesmo tem sido JÔ. O camisa 7 mostrou incrível poder de decisão em clássicos, marcando cinco de seus seis gols contra os maiores rivais.

CORITIBA: REANIMADO E CALEJANTE
O Coxa passou por apuros no início do ano e mudanças de comando. Após perder para o ASA em casa na Copa do Brasil, o time demitiu Paulo César Carpegiani e apostou na solução caseira em efetivar o auxiliar Pachequinho. Tendo somente Estadual e o Brasileiro pela frente, o time primeiro chegou quieto na fase decisiva local. Na grande final contra seu rival, atropelou e empolgou muito a torcida, que compareceu em bom número ao Couto Pereira nos principais jogos seguintes, até a final e o título conquistado. O time está com um elenco de bons nomes, sobretudo no ataque, liderado por KLÉBER, o Gladiador. O setor tem ainda Henrique Almeida, Rildo, Neto Berola, e acaba de ter a chegada de Alecsandro. No meio campo, Anderson desponta, depois de desastrosa passagem pelo Inter.

CRUZEIRO: FAVORITO OU CAI-CAI
O time de Mano Menezes tem no papel um dos melhores elencos no futebol brasileiro. Fez bons jogos no estadual, na Primeira Liga e, sobretudo, ao eliminar o São Paulo na Copa do Brasil. Mas na última semana a situação parece ter mudado da água para o vinho. Derrotado pelo rival Atlético na decisão mineira, fez pior na quarta, ao cair diante do Nacional do Paraguai e ser eliminado na Sul-Americana. Assim o trabalho a longo prazo de Mano passou a ser questionado, e a Raposa começa pressionada. O uruguaio ARRASCAETA é o principal nome atualmente. O camisa 10 ainda conta com boa parceria do recém-chegado Thiago Neves, que vem jogando bem. Na frente, Ábila se mostra um exímio goleador, junto à Rafael Sóbis, que, por muito azar, machucou no último jogo e poderá ficar até dois meses de fora dos gramados.

FLAMENGO: CHEIRINHO A VISTA
Muito se falou no tal "cheirinho de hepta" (na verdade hexa, porque 1987 é do Sport), pela ótima campanha do rubro-negro que passou a maior parte do último campeonato brigando pela liderança. Derrotas na reta final o impediram de conquistar o título, mas não tiraram o brilho da boa campanha, mesmo sem poder jogar no Rio de Janeiro, por exemplo. Contando com Zé Ricardo, então campeão da Copa São Paulo, o time se acertou e virou um dos mais fortes e ricos do país, vista a boa gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello e suas contratações que renderam muito. Principalmente o meia DIEGO, que continuou jogando muito bem neste ano, mas lesionou o joelho em partida contra o Atlético-PR e ficou de molho. Conca ainda está para estrear. Enquanto isso, conta-se os gols decisivos do peruano Guerrero, craque do título carioca. E ainda Trauco e Berrío como outros estrangeiros em alta no time. Sem falar que Everton Ribeiro pode estar chegando na Gávea...

FLUMINENSE: ATAQUE FORTE EM EVIDÊNCIA
O Flu tem amargado campanhas ruins nos últimos anos, até um rebaixamento em 2013, que não aconteceu devido ao erro da Portuguesa. Esse ano, contudo, o time parece estar no caminho para ir mais além do meio de tabela. Com a volta de Abel Braga, campeão em 2012, o time das Laranjeiras apresentou um bom marcador de gols diante de um efetivo ataque, que conta com Henrique Dourado, Wellington Silva e Richarlison no time titular. Mas o destaque maior vem do meio campo, ainda que desfalcado de Gustavo Scarpa, que se recupera de lesão. É o equatoriano SORNOZA, que despontou com diversos gols e pode pintar como surpresa boa entre os diversos gringos que desfilam pelo campeonato.

GRÊMIO: NO CAMINHO CERTO APÓS O JEJUM
Depois de passar por um longo período sem títulos expressivos, essa espera acabou no fim de 2016, com a conquista da Copa do Brasil, sob a regência precisa do técnico Renato Gaúcho. E agora o Grêmio tem elenco forte para brigar por cima. Ainda que tenha caído mais uma vez em uma semifinal gaúcha, o time vai bem na Libertadores. No elenco tem diversos jogadores recentemente chamados à seleção, do qual se destaca LUAN, campeão olímpico. Tem ainda o goleiro Marcelo Grohe, o respeitável zagueiro Pedro Geromel e o volante e capitão Maicon, ainda que não selecionável. Mas não importa, o ataque é estrelado, com o paraguaio Lucas Barrios e o equatoriano Miller Bolaños. Sem falar em Douglas, autentico maestro que se recupera de grave lesão sofrida no início do ano.

PALMEIRAS: ATUAL CAMPEÃO E FAVORITO
Cuca acabou de voltar ao Palmeiras, após cinco meses comandados de maneira "tampão" por Eduardo Baptista, demitido na última semana. O Verdão voltou a investir em contratações pesadas, como nos últimos anos, trazendo campeões da última Libertadores, como Guerra e Borja. Tudo isso para manter o foco na atual Liberta, em que o time está bem encaminhado na próxima fase. E como o atual campeão que se preze, tem se um elenco estrelado e de recentes selecionáveis. Caso de FELIPE MELO, principal contratação do ano, que chegou com aquela fama de falastrão e cheio de tapa na cara. Pode mostrar mais serviço no Brasileirão, porque para a Libertadores será difícil. Acabou de pegar cinco jogos de suspensão. Não importa, o time tem reposições à altura. E Cuca de volta, como já havia dito.

PONTE PRETA: POR MAIS MELHORES CAMPANHAS
A Macaca alcançou no ano passado sua melhor campanha por pontos corridos, um honroso oitavo lugar. Mesmo apontada sempre a metade de baixo da tabela, a Ponte quer mostrar suas forças e que pode fazer ainda melhor do que já fez. Prova disso foi a boa campanha no estadual, no qual despachou Santos e Palmeiras (esse com direito a 3x0) para chegar a final. Ainda que tenha se dado muito mal contra o Corinthians. Mas o time está em boa fase e ainda avançou na Sul-Americana. Apinhado de jogadores emprestados, o time conta como maior destaque LUCCA, pertencente ao Corinthians, que também cedeu Yago para Campinas. O atacante formou ótima dupla com William Pottker. Agora que o "bruxo" foi para o Inter, resta saber se manterá rendimento. A chance é boa, porque Emerson Sheik chegou.

SANTOS: MUITO A CONVENCER
Ano passado, vice-campeão, vaga na Libertadores e uma temporada comemorável. E agora, o Peixe nunca passou por um inicio de temporada tão instável feito agora. Em seu primeiro jogo, goleada por 6x2. De repente, caiu de rendimento, perdeu os três clássicos e ainda amargou eliminação já nas quartas do Paulista, quando se vê que já havia chegado em oito finais seguidas. E mesmo em boa situação na Libertadores, o time ainda não convence sob comando de Dorival Júnior, técnico há mais tempo em um clube de Série A, mas que balança no cargo. Como acabou de eliminar o Paysandu na Copa do Brasil, está tudo bem até aqui. O time, como sempre, mescla a base com os experientes, como Renato e Ricardo Oliveira, esse último em má fase que passa longe de lembrar os tempos de artilharia recente. O nome do momento é o meia LUCAS LIMA, em que há muito tempo times europeus estão de olho. Entre os jovens, destaca-se o também meia Vitor Bueno, a revelação do último Brasileiro.

SÃO PAULO: TRIPLA ELIMINAÇÃO INACREDITÁVEL
Quando o maior ídolo da história do clube, Rogério Ceni, foi anunciado como novo treinador, a torcida foi em estado de êxtase e alegria, esperando logo por um ano brilhante e cheio de conquistas. Logo no início a expectativa se aflorava com o título amistoso da Florida Cup em cima do Corinthians. Vieram jogos bons e de muitíssimos gols no Estadual e Copa do Brasil. Até que no mata-mata tudo se ruiu. Em 22 dias, nada menos que três eliminações consecutivas. Saiu para Cruzeiro, depois Corinthians e, após férias forçadas que não adiantaram nada, um empate vergonhoso com o inexpressivo Defensa y Justicia que o tirou da Sul-Americana, em pleno Morumbi. E aí o trabalho de Ceni, apegado à números e a uma filosofia estranha, passou a ser questionado. Só restou o Brasileirão pela frente, com más perspectivas na classificação, depois das eliminações. No papel, o time está com um forte elenco, mas mal trabalhado. Entre os destaques está o peruano CUEVA e o argentino Lucas Pratto, contratado do Atlético-MG em fevereiro.

SPORT: CALENDÁRIO APERTADO E VIDA QUE SEGUE
O Leão da Ilha passou sufoco na maior parte do ano passado em uma temporada sem brilho. Mas em 2017 a situação é bem oposta. Em tudo que é jeito chegou à final das suas competições. No Pernambucano, no Nordestão, vivo ainda em Copa do Brasil e Sul-Americana... e agora o Brasileirão pela frente. São, portanto, cinco competições simultâneas que o time de Ney Franco tem pela frente até o mês que vem. O time é capitaneado pelo camisa 87, DIEGO SOUZA, que ganhou as vezes na seleção com merecimento, afinal foi um dos artilheiros do BR2016 e manteve o faro de gols apurado na maior parte das grandes partidas. Tem ainda o experiente goleiro Magrão, a polivalência de Rithely, mais o recente retorno de André.

VASCO: BRASILEIRÃO É O QUE RESTA
Após voltar da Série B pela terceira vez, o cruz maltino luta por campanhas melhores e mais seguras, mesmo diante de um time limitado no papel. Comandado por Milton Mendes, deu uma melhora, até sair de forma humilhante do Cariocão ante o Fluminense. E assim se fez um período de três semanas sem jogo oficial, enquanto que o time acima está em cinco competições..
Para melhorar toda a causa, o time se reforçou com Luís Fabiano, contando ainda com chegadas de Kelvin, Gilberto, Wágner, entre outros. Porém é NENÊ, no clube desde 2015, que toma conta e as rédeas de tudo. O meia é um dos artilheiros vascaínos e será líder fundamental para a arrancada. O outro líder comum era o zagueiro Rodrigo, que acabou de sair rumo à Ponte Preta, clube que o revelou ao futebol.

VITÓRIA: BEM REFORÇADO, MAL COMANDADO
O Leão baiano é o time que detém o melhor aproveitamento na Série A até maio, com quase 80% de aproveitamento, tendo conquistado o Baianão, marcado por baixo nível técnico. Em contrapartida, isso não adiantou em nada para que Argel Fucks fosse mantido no cargo. Ele foi despedido após a eliminação para o rival Bahia na Copa do Nordeste, coisa que não agradou a diretoria. E a mesma tratou de surpreender ao anunciar o ex-jogador sérvio Dejan Petkovic como novo técnico. Sendo que chegou ao clube, inicialmente, como gerente e manager. No campo, foram muitíssimas as contratações, em que a maioria não rendeu o esperado. Principal nome do pacote, o meia Dátolo já saiu. Dos que ficaram e se deram bem, está o atacante ANDRÉ LIMA, fazedor de gols importantes. Enquanto Kieza não volta de lesão, é ele quem resolve a parada.

---------------------

Assim termina o resumão dos 20 times. Que todos façam um grande campeonato, de grandes jogos, para que o apaixonado por futebol possa curtir do início ao fim, sem brigas. Boa sorte!

Nenhum comentário: