quinta-feira, 18 de maio de 2017

O RESUMO DA QUINTA DE CRISE


FAMÍLIA NEVES DESMORONA: AÉCIO É AFASTADO DO PSDB, DO SENADO, E VÊ FAMILIARES PRESOS

Outro nome de peso envolvido no escândalo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está com o inferno astral em dia. Essa quinta-feira resume tudo o que aconteceu nos desdobramentos de toda a bomba, juntamente com o pronunciamento de Temer que segue na presidência, sem se deixar abalar.

De manhã cedo, tudo que é bomba recaiu sobre Aécio Neves. Ele foi afastado da função de senador e depois optou por se licenciar da presidência do PSDB. Em meio à isso tudo, viu prisões familiares ocorrerem, por parte da Polícia Federal, que hoje cumpriu diversos mandados prisionais. A irmã Andrea Neves foi presa em Belo Horizonte, enquanto o primo Frederico Guimarães, capturado e transferido para Contagem, região metropolitana de BH.

Hoje de noite, Edson Fachin liberou os áudios para divulgação à imprensa. Nele, consta tudo o que foram delatados pelos donos da JBS. Joesley Batista aparece em áudios comprometedores que envolvem Aécio e Temer. Este último, como se sabe, autoriza pagamento pelo silêncio de Eduardo Cunha.

O presidente do Senado, Eunicio Oliveira, foi outro nome importante, além de Michel Temer, encaminhado para abrir inquérito de investigações.

Enquanto isso, a crise política recai forte sobre a economia brasileira e mercado financeiro. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve o pior dia comercial desde outubro de 2008, época da crise econômica que afetou o mundo inteiro. Imediatamente na abertura operava em queda de 10%, obrigando a suspensão das atividades. Depois de uma estancada, a queda ficou em 8,80%. O dólar comercial, por sua vez, disparou 7,93%, custando R$ 3,34. Foi a maior alta desde 2003. O dólar turismo chegou a marca de 4 reais.

Nenhum comentário: