quarta-feira, 10 de maio de 2017

Virou planeta

Nelson Xavier morreu aos 75 anos, em Uberlândia, em 9 de maio de 2017

ATOR NELSON XAVIER MORRE AOS 75 ANOS EM MG

Luto na teledramaturgia brasileira: o ator Nelson Xavier faleceu na madrugada de hoje, vitima de uma insuficiência respiratória, em Uberlândia, Minas Gerais. Ele tinha 75 anos e recentemente havia curando-se de um câncer na próstata. O corpo será transferido para o Rio de Janeiro.

Tereza Villela Xavier, filha do veterano, confirmou a notícia em seu perfil do Facebook. "Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu.

CARREIRA

Nelson Xavier viveu o Ananda, de 'Joia Rara', em 2013

A versatilidade e a pureza de voz foram uma das marcas deixadas por Nelson Agostini Xavier. Ao longo de cinco décadas, atuou e também dirigiu peças de teatro, na TV e no cinema. O ator está no ar atualmente na reprise de "Senhora do Destino", em Vale a Pena Ver de Novo, onde viveu Sebastião. Esse, aliás, foi o nome de seu último trabalho, uma participação em "Babilônia" (2015), em que o personagem morreu atirado numa escadaria em cadeira de rodas pela vilã daquela novela, Beatriz (Glória Pires). Antes, destacou-se em outra participação, nos primeiros capítulos de "Joia Rara" (2013), como o médium Ananda.

No teatro teve recente destaque por "A Despedida", onde em 2014 foi premiado como melhor ator no Festival de Gramado. Bem antes disso, fez diversos grandes trabalhos, como Lampião em "Lampião e Maria Bonita", primeira minissérie da Globo, em 1982. Alternou trabalhos entre a emissora carioca e a Manchete, dos quais fez as novelas "Pedra Sobre Pedra", "Irmãos Coragem", "Estrela Guia", entre outras.

No cinema, teve brilhante e destacada atuação que, segundo o próprio Nelson, diz ter feito o seu melhor trabalho na carreira. Foi como Chico Xavier, no filme homônimo que contou a história do mais famoso médium brasileiro que difundiu o espiritismo no país. O filme foi uma das bilheterias maiores de 2010. Na época o ator se dizia ateu, mas que sua vida mudou completamente com a história de Chico, junto ao grande trabalho feito.

Ele ainda disse que, quando morresse, pediu para usar um terno do médium, segundo uma médica da clínica onde faleceu hoje.

E agora, de Xavier para Xavier, tem-se um grande encontro nos céus.

Nenhum comentário: