sábado, 24 de junho de 2017

FOTO DA SEMANA: multidão contra a repressão


Disse eu na semana passada que quisera trazer para essa edição do "Foto da Semana" uma foto mais alegre. Infelizmente ainda não é possível, porém não menos significante que remete a luta por direitos e igualdades sociais. Como sabemos, a Venezuela atravessa grave e interminável crise política.

(FOTO: Christian Veron/Reuters)

Centenas de venezuelanos formaram hoje protestos contra o presidente Nicolás Maduro, na região próxima a base aérea da capital do país, Caracas. Durante a semana, um jovem foi morto com um disparo à queima-roupa feito por um militar. "Chega de repressão. Chega de mortos", dizia um cartaz pendurado no local.

A oposição marchou neste sábado até instalações militares em Caracas e outras cidades em um novo dia de protestos contra o presidente. Desde que as manifestações tiveram início, há quase três meses, 75 pessoas já morreram e mais de mil ficaram feridas.

— Não somos terroristas! Não somos delinquentes! — repetia um grupo de manifestantes em La Carlota, muitos com rostos cobertos e protegidos com capacetes e escudos de metal e madeira.

A foto acima já é algo comum de muitas semanas, ou até meses, diante da tamanha insatisfação popular das medidas do governo Maduro. Nada muda a situação insustentável da economia e finanças do país.

Nenhum comentário: