domingo, 18 de junho de 2017

MAIS UM INCÊNDIO

Floresta perto de Bouca, na região central de Portugal, neste domingo (18)  (Foto: Rafael Marchante/ Reuters)
Bombeiros combatem incêndio na floresta perto de Bouca, na região central de Portugal  (Foto: Rafael Marchante/ Reuters)
(FOTOS: Rafael Marchante/Reuters)

PORTUGAL EM CHAMAS: INCÊNDIO FLORESTAL DEVASTADOR MATA 61 PESSOAS

Depois do incêndio trágico do edifício Grenfell Tower em Londres, a Europa chora, atônita, a outro incidente incendiário, agora em Portugal.

O incêndio florestal que devastou a região de Pedrógão Grande, na região da Leiria, centro de Portugal, teve início na madrugada deste sábado e já dura mais de 24 horas. Em balanço divulgado na manhã de hoje, a tragédia tornou sua dimensão: 61 vítimas fatais confirmadas e 62 feridas. O incêndio já é considerado a maior tragédia do país nos últimos 50 anos.

Mais da metade das vítimas (30) morreu carbonizada dentro de seus carros na estrada entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, que foi tomada pelo fogo no sábado (17). O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, informou que, entre os feridos, 18 foram levados para hospitais. Quatro bombeiros e uma criança estão em estado grave.

"A dimensão deste fogo foi tal que não temos lembrança de tal tragédia humana", disse o primeiro-ministro português, Antonio Costa, em meio ao decreto oficial de três dias de luto no país, quando chegou a Pedrogão Grande, uma área montanhosa cerca de 200 km a nordeste da capital Lisboa. A região tem sofrido nos últimos dias com o intenso calor, aproximada-se a chegada do verão na Europa. Justamente neste sábado, a temperatura alcançou os 40°C.

Há ainda menores focos de incêndio a serem apagados na região devastada pelas chamas.

Nenhum comentário: