quarta-feira, 12 de julho de 2017

A primeira condenação

MPF vai recorrer por pena maior para Lula (Givaldo Barbosa/5-6-2017)
(FOTO: Leonardo Benassatto/Reuters)

LULA PEGA 9,5 ANOS DE PRISÃO NO CASO DO TRIPLEX, PODENDO RECORRER EM LIBERDADE

O dia 12 de julho de 2017 fica marcado na política brasileira, pois tem-se a notícia do primeiro ex-presidente do país sendo condenado à uma prisão por um crime cometido.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado culpado no caso do tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo, e teve a sentença anunciada hoje pelo MPF (Ministério Público Federal), na tutela do juiz Sérgio Moro. Ela é de 9 anos e 6 meses de prisão.

É a primeira vez na história que um ocupante da Presidência da República é condenado em um crime comum no Brasil. A pena foi proferida esta tarde, e permite que Lula recorra em liberdade.

Por "falta de prova suficiente da materialidade", o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.

Moro determinou ainda que Lula não pode exercer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena, ou seja, a 19 anos. A decisão, no entanto, só passa a valer após ser referendada por colegiado --no caso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Enquanto isso não ocorre, o ex-presidente poderá concorrer a cargos públicos, como ser candidato novamente à presidente em 2018.

Nenhum comentário: