sábado, 15 de julho de 2017

FOTO DA SEMANA: clima de preocupação


O último post do Jornal da Internet falou de frio intenso, e a Foto da Semana de hoje continua teclando neste assunto.

Fenda separa plataforma de gelo Larsen C do continente antártico (Foto: John Sonntag/Nasa)
(FOTO: Jon Sontagg/NASA)

ICEBERG GIGANTE SE DESPRENDE NA ANTÁRTIDA

Essa é uma gigantesca cratera formada por um iceberg que se desprendeu na Antártida, cujo incidente teve registro na última quarta-feira (12). Ele é um dos dez maiores icebergs já registrados no continente polar.

O iceberg gigante tem um TRILHÃO de toneladas e mede cerca de 5.800 quilômetros quadrados - o que equivale ao Distrito Federal, por exemplo. Ele se soltou da plataforma de gelo Larsen C.

O desprendimento, segundo os cientistas, deve mudar substancialmente a geografia da Península Antártica, que está localizada fora das principais rotas comerciais de navegação. A configuração da região, porém, será menos estável.

O iceberg, que deve ser batizado de A68, já estava flutuando antes de se separar, por isso não deve causar impacto imediato no nível dos oceanos. Contudo, futuras rupturas causadas pelo desprendimento podem levar ao descongelamento de geleiras e, como a água dessas últimas são integradas aos mares, podem levar ao aumento do nível.

E aí como fica para o presidente Donald Trump? O norte-americano já tomou medidas contrárias em relação ao clima e aquecimento global.

Nenhum comentário: