sábado, 22 de julho de 2017

FOTO DA SEMANA: Descoberta milenar


A Foto da Semana de hoje requer um grande prazer da descoberta de algo incrível. Imagine um garotinho de apenas 9 anos descobrir, por um grande acaso, um fóssil de milhares e milhares de anos? Aconteceu nos Estados Unidos.

 (Foto: Peter Houde)
(FOTO: Peter Houde/Universidade do Estado do Novo México)

Esse garoto é Jude Sparks, de 9 anos, e estava a passeio com a família, quando fez uma importante e casual descoberta arqueológica. Ele simplesmente teria tropeçado num "objeto estranho", no Novo México, Estados Unidos. Ao deparar, viu que nada mais nada menos era uma ossada (fóssil) de algum animal grande, talvez um elefante. Ao menos era o que se achava na hora da descoberta.

Quando a família chegou em casa e pesquisaram tal ossada pela internet, perceberam que era muito mais do que uma ossada.

Os pais de Jude avisaram imediatamente o professor de biologia da Universidade do Estado do Novo México, Peter Houde, que logo deu a sentença: "É algo muito raro de se encontrar". Tratava-se da ossada de um Stegomastodon, um animal que se parece com o também extinto mastodonte. Houde estima que a criatura teria vivido há 1,2 milhão de anos. Ele afirma que a família deu sorte em fazer a visita e a descoberta logo depois de uma forte tempestade, que expôs a ossada.

A descoberta, originalmente, aconteceu em novembro do ano passado, mas só agora veio a tona, pois esta semana ela foi exposta nesta universidade em questão. O garoto, hoje com 10 anos, afirma que o interesse em arqueologia e o gosto por dinossauros e fósseis ressurgiu com a descoberta.

Inspirador!

Nenhum comentário: