quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DENÚNCIA ARQUIVADA

Plenário da Câmara durante votação da denúncia contra Temer (Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados)
(FOTO: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados)

SIM 263 X 227 NÃO

CÂMARA REJEITA DENÚNCIA E LIVRA MICHEL TEMER DE IMPEACHMENT

Temer venceu mais uma batalha jurisprudente e respira aliviado para manter o seu governo.

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

A sessão durou praticamente doze horas, tendo início as 9 da manhã. Membros do governo e oposição passaram várias horas discutindo suas ideologias para os votos favoráveis ou contrários para o seguimento da denúncia.

A votação definitiva mesmo teve início por volta das 18h20, sendo transmitida ao vivo, voto a voto, pela TV Globo, Record News, Band News e TV Câmara. A Globo interrompeu a novela "Novo Mundo", cancelando a exibição das outras subsequentes. As demais emissoras mantiveram sua programação normal.

Com a decisão, os deputados federais livraram Temer de responder juridicamente o processo no Superior Tribunal Federal. Se fosse instaurado, o presidente seria afastado por 180 dias. Temer responderá ao STF somente após a conclusão do mandato, que termina em 31 de dezembro de 2018. Porém, o procurador geral Rodrigo Janot já prepara outra denúncia contra o mandatário, dessa vez por obstrução de justiça e organização criminosa.

Segundo a secretaria da Câmara, votaram 492 deputados dos 513 deputados: 263 a favor do relatório, 227 contra e duas abstenções. Houve 19 ausências. De acordo com a secretaria, um deputado – Adail Carneiro (PP-CE) – está licenciado para tratamento de saúde e não houve convocação de suplente. Com base no regimento da Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) não votou.

E Temer levou a melhor mais uma vez.

Nenhum comentário: