quinta-feira, 24 de agosto de 2017

MAIS UMA TRAGÉDIA

(FOTOS: Marina Silva/Correio da Bahia)

OUTRO BARCO AFUNDA, AGORA NA BAHIA: 18 MORTES CONFIRMADAS

Inacreditável.

Pouco mais de 24 horas do naufrágio no Pará, rio Xingu, temos que noticiar mais uma tragédia marítima brasileira. Agora no mar da Bahia.

Um barco (lancha Cavalo Marinho I) afundou na localidade de Mar Grande, pela cidade de Vera Cruz, ilha de Itaparica, quando fazia a travessia entre essa ilha e a capital baiana, Salvador, na chamada Baía de Todos os Santos. O acidente aconteceu por volta das 6h30 de hoje.

A lancha estava regular e transportava 129 pessoas, quando a capacidade era de 160.
Segundo a prefeitura de Vera Cruz, em determinado momento havia cerca de 23 mortos, mas à tarde houve uma recontagem e este número foi atualizado para 18. Entre elas uma criança de apenas 1 ano, que ainda chegou a ser resgatada com vida pelos bombeiros.

RELATOS DA TRAGÉDIA

"Havia várias pessoas idosas e crianças. Depois que a lancha virou, levamos quase duas horas dentro do mar até sermos resgatados. Quando começou a chover forte, o pessoal correu para o outro lado. Foi bem na hora que a onda veio e desequilibrou. Virou para meu lado. Quase eu morro pra sair do mar. Foram quatro tentativas. Ainda ajudei umas pessoas. Imagine se fosse em alto mar", relatou o sonoplasta Edvaldo Santos, 51 anos.

Ele conta que perdeu a carteira com todos os documentos no acidente e ainda se feriu. "Machuquei a perna e o braço. Mas foi irresponsabilidade da empresa e falta fiscalização. Há duas empresas e elas não são unidas", apontou.

Pescadores e moradores auxiliaram no resgate levando as vítimas para a areia da praia. Moradores de Mar Grande foram para o pier assim que souberam do acidente. Embarcações particulares tentaram se aproximar do local do naufrágio para ajudar a socorrer as vítimas.

"Quando eu percebi que tinha virado, eu já estava embaixo da água, tentando respirar, e não conseguia. Eu pedi tanto a Deus que eu suspendi a cabeça e tive a respiração. As madeiras começaram a quebrar. O barco começou a desmanchar", contou, emocionada, a faxineira Morenita Santana, 35.

NO PARÁ...

As últimas informações sobre o naufrágio no Xingu, ocorrido na noite de terça, atualizavam o número de mortes em 19, dentre as 70 pessoas que estavam no barco. O mesmo, ao contrário do Cavalo Marinho I, estava irregular, conforme informou as investigações da Polícia Militar.

Muito triste o que acontece nesta semana nos mares brasileiros.

Nenhum comentário: