quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O HORROR NA ESPANHA

Van usada no ataque terrorista que atropelou dezenas de pessoas é guinchada pela polícia em Barcelona (Foto: Sergio Perez/Reuters)
(Van sendo guinchada por policiais: FOTO: Sérgio Pérez/Reuters)

ATAQUE TERRORISTA DEIXA 13 MORTOS E 100 FERIDOS EM BARCELONA

SUSPEITOS SÃO MORTOS HORAS DEPOIS, À 120 KM DO ATROPELAMENTO DESGOVERNADO

DIA DE CAOS, LUTO E ALERTA MÁXIMO NA ESPANHA

LOCAL DO TERROR, LA RAMBLA

O motorista de uma van desgovernada atropelou centenas de pessoas na via de La Rambla, um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona no verão espanhol. O incidente, ocorrido no início da tarde de hoje, foi próximo à rede de roupas Levi´s. Foi um ato terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico (mais um), e deixou 13 mortes e 100 feridos nos últimos números atualizados pela polícia local catalã (a cidade pertence ao território da Catalunha). 15 dos feridos encontram-se em estado grave. As vítimas são de 18 nacionalidades diferentes.

Ao longo do dia, diversas informações a respeito do crime foram coletadas, enquanto que as principais ruas de Barcelona foram evacuadas. Cinco suspeitos do ataque foram confirmadas, sendo que três foram presos ainda de tarde (dois espanhóis e um marroquino). Os outros dois fugiriam para, mais tarde, executar outro ataque terrorista.

Mulher chora entre pedestres conduzidos pela polícia após ataque em Barcelona, na Espanha (Foto: Pau Barrena/AFP)
(FOTO: Pau Barrena/AFP)

Este foi o sexto ataque envolvendo atropelamentos ocorrido neste ano. Só em Londres, ocorreram três ataques do tipo. O mais violento, contudo, foi no ano passado, em Nice (França), onde 84 pessoas morreram durante as comemorações do feriado da Queda da Bastilha.

O atentado aconteceu no auge da temporada turística de verão em Barcelona, um dos principais destinos turísticos da Europa, que recebe pelo menos 11 milhões de visitantes anualmente.

A prefeitura suspendeu todas as atividades públicas, inclusive a tradicional festa do bairro de Gracia.

Em 11 de março de 2004, militantes islâmicos colocaram bombas em vagões de metrô em Madri, que explodiram na estação de Atocha. O atentado, o mais mortal da história da Espanha, deixou 191 mortos e mais de 1,800 feridos.

---

Esta noite, no início da madrugada do horário espanhol, a polícia da Catalunha realizava uma operação de segurança máxima em Cambrils, cidade a 117 km de Barcelona, por suspeitas de mais um atentado. Quatro terroristas morreram, sendo possivelmente dois deles envolvidos diretamente no ataque que matou 13 pessoas com a van desgovernada.

A investigação agora determinará se este incidente em Cambrils tem relação ao atropelamento e, ainda, a uma explosão de um prédio ocorrido na noite anterior, na região de Alcanar, em que uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.

O primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy, fez um pronunciamento nacional dizendo que "lamentavelmente os espanhóis conhecem muito bem a dor absurda que causa o terrorismo". Foi declarado luto oficial de três dias no país.


Força aos barcelonenses neste terrível momento!

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O programa O Mundo Segundo os Brasileiros poderia reprisar o episódio sobre Barcelona hoje hein.. Com certeza, deve mostrar o ponto turístico... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net