segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Luto na arte trans

Atriz Rogéria durante ensaio fotográfico (Foto: Marcos Serra Lima/ G1)
(FOTO: Marcos Lima/G1)

ATRIZ ROGÉRIA MORRE AOS 74 ANOS

Morreu agora a noite a atriz Rogéria. Ela tinha 74 anos e estava internada no hospital Unimed Barra, Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar de uma infecção urinária. A infecção acabou se espalhando por todo o corpo e seu quadro de saúde piorou durante hoje.

A atriz vinha de duas internações por conta das infecções, mas se recuperou e recebeu alta em algumas semanas. Sua última internação foi em 13 de agosto, recebendo alta e repousando depois em um quarto.

TRAJETÓRIA

Nascida como Astolfo Pinto Barroso, no Cantagalo, interior carioca, Rogéria intitulava-se a "Travesti da Família Brasileira". A artista começou a sua carreira como maquiadora da TV Rio. Já nos primeiros anos de carreira ficou conhecida como simbolo gay e nome marcante na luta contra a homofobia.

Como atriz, estreou nos anos 1960 na galeria Stop Club. Ela participou de filmes no cinema brasileiro e era presença frequente em programas de auditório como jurada. Em 1979, ela recebeu o troféu Mambembe pelo espetáculo "O Desembestado", que fez ao lado de Grande Otelo.
A atriz atuou em novelas como "Tieta", em 1989, como Ninete - inclusive, a reprise da novela no Viva exibiu justamente o capítulo de sua entrada na trama; Paraíso Tropical, em 2007; e viveu uma atriz de teatro em "Lado a Lado" (2012). Atuou ainda em "Babilônia" (2015) e fez uma rápida participação especial em "A Força do Querer", além de dar entrevista no "Conversa com Bial".

Leandra Leal dirigiu o espetáculo "Rogéria" para comemorar os 50 anos de carreira da atriz e outras travestis pioneiras.

Descanse em paz.

Nenhum comentário: