quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Primeira decisão

Resultado de imagem para flamengo x cruzeiro final da copa do brasil

MENGÃO OU ZERÃO? FERIADO TEM A PRIMEIRA DECISÃO DA COPA DO BRASIL

O feriado de 7 de setembro ficará marcado esportivamente por esta quinta-feira terminando com um grande jogo de futebol.

Flamengo e Cruzeiro começam a decisão de quem levará o título da Copa do Brasil de 2017. O primeiro capítulo é no Maracanã, prometendo casa cheia e restando alguns ingressos para a torcida visitante. A previsão é de mais de 60 mil pessoas no estádio. O mesmo poderá se aplicar ao Mineirão, palco do jogo da volta, que acontece dia 27 (quarta-feira).

Esta será a terceira final repetida de Copa do Brasil. As outras envolveram Corinthians x Grêmio (1995 e 2001) e Cruzeiro x Palmeiras (1996 x 1998). Nos dois casos ficou um título para cada lado.

Raposa e Urubu se encontraram na decisão marcante de 2003, graças ao super time celeste comandado por Vanderlei Luxemburgo, ganhando tudo naquele ano. Num domingo a tarde, empate em 1x1 no Maracanã, com golaço de letra do camisa 10 Alex, craque do Cruzeiro e do futebol brasileiro na temporada. Fernando Baiano conseguiu o empate no final para os flamenguistas.
Na segunda decisão, não teve jeito. No Mineirão lotado e com incríveis 79 mil torcedores, o Cruzeiro arrasou o Flamengo ainda no primeiro tempo e fez 3x1 no placar final, gols de Deivid, Aristizábal e Luisão. F. Baiano descontou.
O título foi o símbolo máximo do grande ano cruzeirense, que viria a faturar ainda o Estadual e o Brasileiro, formando a épica "Tríplice Coroa". Por sua vez, foi o último dos quatro títulos do time, que vai atrás do penta e se igualar ao maior campeão do torneio, o Grêmio.

O Flamengo, após amargar este vice e o outro no ano seguinte (épica derrota para o Santo André no Maracanã), recuperou-se e faturou mais dois títulos. Em 2006 no clássico com o Vasco, e 2013 contra o Atlético-PR, ambos no Maraca. Sendo neste último tendo como ponto alto da campanha uma vitória suada sobre o próprio Cruzeiro nas oitavas, com gol de Elias aos 43 minutos do segundo tempo.

----

E AGORA EM 2017?

Depois de 14 anos, o reencontro de Mengo e Zero reúne muitas mudanças e a mesma sede de título. As duas equipes tem elencos bem qualificados, dentro de suas diferenças. E ambas com desfalques de importância na competição, por diferentes burocracias. O Fla não terá "a lei do ex" de Everton Ribeiro, bicampeão brasileiro pela Raposa, que chegou após o período de inscrições, e o goleiro Diego Alves. Os mineiros ficam sem o centroavante Sassá, que já disputou jogos da CB este ano pelo Botafogo. 

Do lado rubro-negro, a dúvida para o técnico colombiano e copeiro Reinaldo Rueda, ex-seleção do Equador e Atlético Nacional, é ter Alex Muralha ou Thiago no gol. Muralha vive má fase e tem sido motivo de chacota ao extremo em jornais locais, como o Extra, enquanto o jovem arqueiro, apesar de não tomar gol nas semifinais contra o Fogão, não foi muito exigido. Na frente, por enquanto, chance maior para Lucas Paquetá iniciar o jogo, deixando Vinicius Junior no banco. O peruano Guerrero está suspenso.

No Cruzeiro, muita experiência copeira também, com Mano Menezes. Campeão do torneio pelo Corinthians em 2009 e ex-técnico do Brasil, Mano chega a sua terceira decisão e demonstra integridade com seus comandados enfatizando a Copa do Brasil como principal objetivo desde o início da temporada. Para a primeira final, se Ezequiel, recuperado de lesão, está confirmado na lateral esquerda, a dúvida maior está entre Rafael Sóbis e Raniel para a posição de centro-avante. A aposta maior vai para três meio-campistas ofensivos, Robinho, Thiago Neves e Alisson. E ainda com o uruguaio Arrascaeta no banco.



Abaixo estão as possíveis escalações:
Flamengo 
Alex Muralha (Thiago);
Rodinei, Réver, Juan e Pará;
Cuéllar, Willian Arão, Everton e Diego;
Berrio e Vinicius Júnior (Lucas Paquetá)
Técnico: Reinaldo Rueda

Cruzeiro 
Fábio;
Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa;
Henrique e Hudson;
Robinho, Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis (Raniel).
Técnico: Mano Menezes

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (SP)
Transmissão: Globo, SporTV e Fox Sports (21h45)

Nenhum comentário: