sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SOBE E DESCE: novelas

Resultado de imagem para sobe e desce

Está de volta o quadro "Sobe e Desce"! E o popular tema de hoje remete às NOVELAS, um dos passatempos prediletos do grande público. Vamos ver quais das tramas atuais estão em alta, e quem está na pior.

Resultado de imagem para sobe e desce
Resultado de imagem para a força do quererResultado de imagem para a força do querer

GLOBO EMPLACA SUCESSOS EM TODOS OS HORÁRIOS

A emissora carioca vive a melhor fase em anos na teledramaturgia, com todas as suas novelas acima da meta em audiência e boa repercussão. Se a tarde temos o sucesso da segunda reprise de "Senhora do Destino", mais a melhor temporada de "Malhação" em anos, a noite vem evidentes as boas fases. A ótima novela das seis "Novo Mundo", que terá seu último capítulo na próxima segunda,, conta a história da Independência do Brasil de diferentes pontos de vista. Às sete tem o sucesso atípico de "Pega Pega". Mesmo não sendo uma novela inovadora, consegue prender a atenção. Até mesmo a insossa "Os Dias Eram Assim", que contou os bastidores sangrentos da ditadura militar do início ao fim deste período e foi finalizada na ultima segunda, conseguiu êxito.
Por que? Foi muito pelo beneficio das entregadas de audiência de pico da novela das nove e pelos horários "privilegiados" que ganhou. E de fato, é inegável que temos em "A Força do Querer" o "carro chefe" da boa fase global. A trama de Glória Perez foi a que mais levantou o Ibope de um horário em relação a antecessora e acumula média geral de 34 pontos, superando com folga os 27 herdados de "A Lei do Amor". Ritinha, Jeiza, Bibi e companhia formam histórias fortes que não decepcionam o telespectador em nenhum momento. É a melhor novela em anos.


Resultado de imagem para sobe e desce

Resultado de imagem para belaventuraResultado de imagem para belaventura

ENQUANTO ISSO, RECORD CAPENGA COM NOVELAS TERCEIRIZADAS


Infelizmente, o mesmo não se pode dizer a respeito da Record TV, que vive momento bem oposto a Globo e até mesmo o SBT, que emplaca a vice-liderança com "Carinha de Anjo".
A emissora dos bispos, há dois anos, despontava e brilhava fortemente com "Os Dez Mandamentos", a primeira com o definitivo segmento de novelas bíblicas, que alcançou médias altíssimas de até 20 pontos e vencia a Globo. No capítulo da clássica abertura do Mar Vermelho, o Brasil parou e rendeu se picos acima dos 30 pontos, e vantagem incontestável sobre o "Jornal Nacional". Daí foi ganhando segunda temporada e tudo mais, até seguirem outras novelas bíblicas.
E ironicamente, "Os Dez Mandamentos" é reprisada atualmente e amarga míseros 4 pontos. As reprises da tarde também não empolgam ("Bicho do Mato" e "Ribeirão do Tempo"). E as inéditas "Belaventura" e a atual bíblica "O Rico e Lázaro" vivem má fase. A pior é a trama medieval de Gustavo Reiz, que derrubou pela metade a audiência deixada por outra reprise, só que muito bem sucedida: "A Escrava Isaura", reprisada pela terceira vez. De 12, caiu para 6 pontos de média e viu "Pega Pega" emplacar mais ainda. Também pudera, a trama decepciona bastante no aspecto em que se conta a história de época.
Já "O Rico e o Lázaro" até atinge a casa dos dez pontos e se sai bem. Mas não sem o mesmo embalo que teve os "mandamentos" e também "A Terra Prometida". Resta então a esperança chamada "Apocalipse", próxima trama bíblica que será nos dias atuais e estreia em novembro.

Nenhum comentário: