segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Tecnologia em ação

Foto: (Thiago Dias)Jô fez gol com o braço diante do Vasco.

CBF AUTORIZA USO DE ÁRBITRO DE VÍDEO PARA SEQUENCIA DO BRASILEIRÃO

É oficial. Ainda que tardio e talvez inesperado, o árbitro de vídeo passará a ser algo comum no futebol brasileiro.

Em comunicado emitido pela CBF, a entidade confirma que o Campeonato Brasileiro terá o uso de árbitro de vídeo, conforme confirmou o delegado e chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, o coronel Marcos Marinho. O recurso tecnológico será usado já a partir da próxima rodada, a de número 25 do campeonato, a ser disputada entre os dias 23 e 25 deste mês.

A CBF até agora se recusava a implantar o árbitro de vídeo em suas competições por causa do alto custo da operação. A situação mudou totalmente nesta semana.
– Não importa quanto custar. Vamos implementar – disse Marinho.

Uma reunião será realizada nesta terça-feira na sede da CBF para definir detalhes da implantação – e se o árbitro de vídeo será usado também em outras competições da CBF, como a Copa do Brasil. Não é descartado o uso do recurso na final dessa competição, a ser disputada entre Cruzeiro e Flamengo.

O árbitro de vídeo, recurso já utilizado nos principais campeonatos pelo mundo, como o Alemão, passou por testes recentes e pioneiros no Brasil, sendo usado nas finais do Campeonato Pernambucano, entre Salgueiro e Sport. O Regulamento Geral de Competições prevê o uso deste recurso, porém não cita a obrigatoriedade para uso de todas as partidas de um determinado torneio organizado pela CBF.

De forma imediata e urgência abrupta, ganhou o aval da CBF já hoje, devido à grande polêmica do lance marcante da rodada de domingo, que foi o gol de mão marcado por Jô, o da vitória do Corinthians sobre o Vasco por 1x0.

E aí, concorda com esta decisão? Por mim se fosse assim, já era para usar o árbitro de vídeo desde a primeira rodada, e não já no decorrer do segundo turno.

Nenhum comentário: