sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Tremor

(FOTO: @orlaherrera/Twitter)

TERREMOTO DE 8,2 ABALA O MÉXICO E MATA DEZENAS


O México amanheceu destroçado de dor diante do tremor que atingiu o litoral do país. De magnitude 8,2 graus na Escala Richter, deixou cerca de 61 mortes.

Hotel é visto parcialmente desmoronado em Matias Romero, Oaxaca, no México

A foto acima mostra um hotel parcialmente destruído pela fortaleza do terremoto, em Oaxaca, a cidade mais devastada pelo mesmo e onde houve 45 dessas mortes. O epicentro foi registrado a 137 km do sudoeste de Tonalá, no Estado de Chiacas, mas chegou a ser sentido na capital, Cidade do México, a centenas de quilômetros dali.

E mais acima, um misterioso clarão de luz foi registrado na hora do tremor, ocorrido às 23h49 locais de quinta-feira (madrugada desta sexta no Brasil). Segundo pesquisadores da Universidade de Rutgers, EUA, essas luzes apareceram devido a movimentos em camadas do solo, que geraram cargas elétricas enormes quando ocorrem perto de falhas geológicas da Terra.

Tais "chamas de luz" são comuns em terremotos de grave magnitude, como aconteceu em 2007 no distrito de Pisco, no Peru, e em L´aquila, na Itália, dois anos depois. O terremoto desta noite foi o pior em 60 anos no México.

Nenhum comentário: