segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cinco a cinco!

Cristiano Ronaldo instantes depois de ser eleito o melhor do mundo pela quinta vez - a segunda consecutiva (Foto: AFP)

É PENTA: CR7 CONFIRMA FAVORITISMO E IGUALA BOLAS DE OURO DE MESSI

Cristiano Ronaldo ganhou pelo segundo ano seguido o prêmio de melhor jogador do mundo. O português agora tem as mesmas cinco conquistas de Bolas de Ouro da FIFA com o argentino Lionel Messi.

Com 43,16% dos votos, o português venceu a concorrência sempre severa do argentino, craque do Barcelona, que terminou em segundo, com 19,25%, e também de Neymar, terceiro, com 6,97%, num total de 24 candidatos. O brasileiro teve um percentual um pouco menos de 2015, quando também foi terceiro, com 7,86%.

Diferente das outras edições, desta vez a FIFA antecipou para outubro a eleição dos melhores do ano no futebol mundial, considerando uma boa parte da temporada 2016/2017. Neste período, Cristiano marcou 40 gols em 39 jogos pelo Real Madrid e seleção portuguesa. Foi fundamental na reta final, conquistando os títulos de campeão espanhol e, especialmente, europeu. Na decisão da Liga dos Campeões, anotou dois gols na goleada sobre a Juventus por 4x1.

OUTROS PREMIADOS

Seleção do ano da Fifa é divulgada em cerimônia em Londres  (Foto: Divulgação)

Essa foi a seleção da temporada, com três brasileiros ganhando lugar. Daniel Alves e Marcelo mantiveram o posto nas laterais, enquanto Neymar "ganhou" a vaga de Luís Suárez, agora ex-companheiro de Barcelona, juntando-se a dupla dinâmica. Outras mudanças foram no gol, em que Gianluigi Buffon foi eleito o melhor da posição (premiação inédita). Bonucci, ex-Juventus e atual Milan, entrou no lugar de Piqué para ser parceiro de Sergio Ramos. O meio-campo foi mantido.

Entre os treinadores, Zinedine Zidane ganhou dos italianos Massimiliano Allegri e Antônio Conte como melhor técnico, pelas conquistas no Real Madrid. O francês é o primeiro a faturar o prêmio quando já foi também melhor jogador do mundo. Ele ganhou três vezes (1998, 2000 e 2003). Entre as mulheres, dupla vitória da Holanda. Sarina Weigman foi a melhor treinadora, comandando a seleção holandesa ao título da Eurocopa feminina. A mesma foi liderada pela craque Lieke Mertens, eleita melhor jogadora do mundo. Ela concorreu com a então campeã Carli Lyord e a venezuelana Denya Castellanos.

Giroud, do Arsenal, recebe o Prêmio Puskás (Foto: Getty Images)

GIROUD LEVA O PRÊMIO PUSKAS POR "GOL ESCORPIÃO"

Denya, que é do sub-17 da Venezuela, também concorreu a outra premiação gigante, o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, e também não levou. A opinião pública lamentou até então a ausência do golaço do alemão Mesut Ozil, do Arsenal, feito diante do Ludogorets na Bulgária em novembro passado. No final de contas, foi outro jogador dos Gunners que papou a conquista.

Olivier Giroud conquistou o troféu pelo gol marcado no primeiro dia de 2017, o famoso "gol escorpião", anotado na vitória do seu time sobre o Crystal Palace, por 2x0. Na época o Jornal da Internet estreava (rs) relatando como uma das manchetes a rodada do Campeonato Inglês, e este gol, afirmando ser "digno de Puskas". Acabei profetizando!

Giroud superou Denya e o goleiro sul-africano Oscarine Masuluke, que marcou um improvável gol de bicicleta para o Baroka FC.

Nenhum comentário: