domingo, 8 de outubro de 2017

Festa dos faraós

Agora são 15 as seleções confirmadas na Copa do Mundo 2018. Veja o resumo deste domingo, menos intenso que os outros dias da data FIFA, mas suficiente para garantir muitos gols!


4X2

POLÔNIA LEVA SUSTO, MAS DERROTA MONTENEGRO E CLASSIFICA COMO CABEÇA

Era no Grupo E que faltava decidir quem ficaria com o primeiro lugar. Bastava um empate para a Polônia selar sua volta ao Mundial que não disputa desde 2006. E bem que os polacos quase seguiram o regulamento de baixo do braço. Em um final de segundo tempo maluco, a equipe chegou a ceder o empate para Montenegro, que parecia buscar a virada em suas últimas forças. Porém a zaga vacilou e "deu" dois gols de graça, garantindo vitória polonesa por 4x2. Foi do astro e camisa 9 Robert Lewandowski o gol do desempate. Menos de um minuto depois, Stojkovic marcou contra, para fechar o resultado. A Polônia disputará seu 11° Mundial, tendo em 1974 e 1978 como melhores resultados, onde chegou nas semifinais.
De cara, pela boa campanha e colocação no ranking mundial (atual quinta colocada), será uma das cabeças-de-chave confirmadas da competição, ao lado de Rússia, Alemanha e Brasil. O sorteio ocorre em 1 de dezembro.
A Dinamarca, com um empate em 1x1 com a Romênia, pegou o segundo lugar e estará na repescagem. Mesmo placar de Cazaquistão e Armênia.

Nos demais jogos, só cumprimento de tabela. Pelo Grupo C, a Alemanha encerrou sua campanha com 100%, goleando Azerbaijão por 5x1. Os outros jogos foram República Tcheca 5x0 San Marino e Noruega 1x0 Irlanda do Norte.
Na chave F, a Inglaterra fechou invicta, ao bater a Lituânia por 3x1. A Eslováquia venceu Malta por 3x0 e, aproveitando-se do empate em 2x2 entre Eslovênia e Escócia que eliminou ambas as seleções, garantiu o segundo lugar. Porém, por uma combinação de resultados, pode não ir a repescagem, pelo fato do pior segundo colocado não ter o direito da qualificação.

A festa dos jogadores após o gol salvador de Salah: Egito volta à Copa depois de 28 anos (Foto: AFP)


2X1

SALAH HERÓI: EGITO VENCE CONGO E VOLTA À COPA APÓS 28 ANOS

Festa histórica no estádio em Alexandria, que se estendeu até a capital, Cairo. O Egito está de volta à Copa após 28 anos, tornando-se a 15° seleção classificada e, dentre todas essas, a que mais esperou para retornar. E a comemoração foi sofrida para sair, só aos 50 minutos do segundo tempo. Tipo a Costa Rica ontem! Foi de pênalti a garantia da vitória por 2x1 sobre Congo.
O herói faraó foi Mohamed Salah, camisa 10 da seleção e do Liverpool. Autor dos dois gols, especialmente no último, em que sofreu e converteu o pênalti no último lance. Com o gol feito, a torcida invadiu o estádio para celebrar a vaga. Foi aquela festa de raiar a noite. Merecido!
O Egito disputará só sua terceira Copa na história. As outras foram em 1934 e 1990, por coincidência, ambas na Itália. Além de Salah, tem como outros jogadores destacados o meia Elneny, do Arsenal, e o veteraníssimo goleiro Essam El Hadary, que estará com 45 anos em 2018. Titular absoluto, deverá se tornar o jogador mais velho a disputar um Mundial, superando o também goleiro colombiano Faryd Mondragón, que jogou por alguns minutos em 2014, aos 43 anos.

Nesta segunda, só terá jogos na Europa, mas suficiente para conhecermos mais dois classificados. As vagas, por enquanto, são de Sérvia e Islândia.

Nenhum comentário: