sábado, 14 de outubro de 2017

Horário da discórdia

 (Foto: Arte / G1)
ARTE: G1

QUASE CANCELADO, HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA HOJE PARA 10 ESTADOS

O famigerado e discutido horário de verão, adorado por muitos e odiado por outros, tem início em mais uma temporada hoje. À meia-noite, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, para 10 Estados, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, como você pode ver no diagrama acima. O término será em 18 de fevereiro de 2018.

O horário de verão foi instituído com o intuito de gerar economias nas hidrelétricas nacionais, em função do maior período de aproveitamento de luz solar. A medida estreou em 1931, sendo adotada gradualmente, até se tornar fixa a partir de 1985 e aplicada desde então. Mas esse período QUASE "subiu no telhado".

O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. As discussões ocorreram no mês passado. 
A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Em todo o caso, o Governo entendeu que qualquer economia de energia é bem-vinda. Por isso, o horário de verão foi mantido agora. Em 2018, haverá analises novas sobre sua continuidade ou não.

Nenhum comentário: