quarta-feira, 25 de outubro de 2017

SEGUNDO ARQUIVAMENTO

Denuncia Temer
(FOTO: Wilson Júnior/Estadão)

JÁ DE ALTA, TEMER SE LIVRA DO SEGUNDO PROCESSO

Michel Temer acabou de receber alta médica após a breve internação. Junto a melhora do problema urológico, o presidente da República agora se viu livre do segundo processo em que foi denunciado, juntamente com os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

A denúncia foi barrada em votação da noite no plenário da Câmara dos Deputados. Dessa vez em um placar mais apertado que na primeira votação, ocorrida em 2 de agosto. De 267 votos, o SIM recebeu "apenas" 251 votos de apoio ao governo Temer, enquanto 233 parlamentares votaram NÃO (pelo prosseguimento do relatório). O processo, movido pelo recém-saído procurador geral Rodrigo Janot, ficará arquivado.

A sessão teve início pela manhã. Só no início da noite o quórum de votantes necessários foi atingido (342). Precisamente às 19h15 começaram a chamada e leitura nominal dos votos, por ordem alfabética e por Estados, seguindo os exemplos da primeira votação. A diferença foi no primeiro votante, por motivos de saúde. Paulo Maluf (PP-SP) antecipou seu voto para sair mais cedo do plenário por motivos médicos. Houveram ainda 27 ausências e 2 abstenções.

Apesar da vitória, o cenário político no Congresso indica que Temer terá dificuldade para construir maioria para tocar a agenda de reformas do governo, como a da Previdência, até o fim de seu mandato, em janeiro de 2019.

Nenhum comentário: