sábado, 25 de novembro de 2017

FOTO DA SEMANA: um ano depois


A Foto da Semana de hoje muda de país e também de contexto. Depois dos protestos e manifestações que movimentaram Zimbábue, no que resultou o fim da ditadura com a renuncia de Robert Mugabe após 37 anos no poder, hoje é a vez de Cuba ainda passar por transições políticas.
E isso tudo ainda reverenciando homenagens ao maior líder da história cubana.

Crianças participam de ato em homenagem ao primeiro ano da morte de Fidel Castro em Havana (Foto: Stringer/Reuters)
(FOTO: Reuters)

O país peninsular da América Central relembra desde ontem (data da foto acima) o primeiro aniversário da morte de Fidel Castro. Tudo começa com uma semana de vigílias no momento em que a ilha põe em marcha um processo político que deve por fim aos 60 anos de governo dos irmãos Castro.

Fidel, um símbolo da esquerda revolucionária que construiu um Estado socialista às portas dos Estados Unidos, desafiou durante décadas os esforços de Washington para derrubá-lo, morrendo aos 90 anos em 25 de novembro de 2016.

O líder revolucionário e ditatorial (de ditadura) esteve distante dos holofotes desde sua passagem de poder para o irmão e ainda governante cubano, Raul Castro, em fevereiro de 2008. Depois disso, muitos cubanos acreditam que pouco mudou no país, ainda então desde a morte de Fidel.

A transição governamental começa a ser desenhada a partir de 2018, quando completam-se exatos 10 anos de Raul no poder e ainda será de maneira gradual. Ele continuará presidindo o Partido Comunista, que perdura no poder desde a revolução de Fidel, nos anos 50.

Nenhum comentário: