sábado, 11 de novembro de 2017

Norte africano em festa

Marrocos e Tunísia voltam à Copa do Mundo na RússiaBenatia leva tapa na cabeça na comemoração do gol de Marrocos sobre Costa do Marfim (Foto: ISSOUF SANOGO / AFP)

0x0     

0X2

MARROCOS E TUNÍSIA ESTÃO DE VOLTA À COPA DO MUNDO

Está fechada a relação dos 5 africanos classificados para a Copa do Mundo. Em relação aos Mundiais de 2010 e 2014, são 4 novidades. Duas delas foram fechadas hoje, garantindo uma marca inédita continental: é a primeira vez que três dos países classificados usam o idioma árabe. Tendo em vista ainda as presenças de Arábia Saudita e Irã, são portanto, cinco seleções árabes classificadas, um recorde!

Felicitações, então, a Tunísia e Marrocos, os classificados de hoje (já são 26, restam 6 vagas).
A Tunísia jogou hoje com o regulamento embaixo do braço, precisando apenas de um empate em casa com a Líbia. Seguiu à risca, empatando em 0x0 e garantindo a liderança do Grupo A com 13 pontos. A República Democrática do Congo até venceu Guiné por 3x1, mas só chegou aos 12.
Será a quinta participação tunisiana em Copas (1978, 1998, 2002 e 2006). Tentará pela primeira vez superar uma fase de grupos.

A classificação mais comemorada, certamente, é a de Marrocos, que volta à uma Copa após 20 anos. Os marroquinos não se intimidaram na pressão mandante e superaram com autoridade a Costa do Marfim, que participara de três Copas seguidas. Vitória grande em Abdijan, por 2x0, com gols ainda no primeiro tempo de dois de seus principais jogadores da defesa marroquina: Nabil Dirar, lateral do Fenerbahce e Mehdi Benatia, zagueiro da Juventus.
Será também a quinta participação do país em Copas. Disputaram em 1970 e 1986 (ambas no México, sendo que na segunda alcançou as oitavas), 1994 e 1998 (quando caiu no grupo do Brasil).

Neste domingo sairão mais duas vagas, as primeiras na repescagem europeia, nos confrontos Grécia e Croácia, e Suíça e Irlanda do Norte.

Ainda hoje, fechando os jogos de ida, Nova Zelândia e Peru e Dinamarca e Irlanda ficaram no empate sem gols.

Resultado de imagem para russia x argentina

Nos amistosos, destaque para vitórias de campeões mundiais. A Argentina superou a Rússia em Moscou, na reinauguração do estádio Luzhniki, palco da abertura e da final da Copa. O placar de 1x0 saiu só no final do segundo tempo, com gol de Agüero.
Já a Espanha teve muito mais tranquilidade. Goleou a Costa Rica por 5x0 em Málaga. Destaque para dois gols de David Silva. A campeã de 2010 é a próxima adversária russa, terça-feira.

Os amistosos dos anfitriões com campeões não param por aí. Em março do ano que vem, será a vez do Brasil jogar no mesmo Luzhniki.

Nenhum comentário: