terça-feira, 21 de novembro de 2017

RENUNCIAREI

Pessoas comemoram na rua da capital do Zimbábue a renúncia de Robert Mugabe (Foto: MARCO LONGARI / AFP)

ROBERT MUGABE RENUNCIA E POVO VAI ÀS RUAS COMEMORAR NO ZIMBÁBUE

Acabou uma ditadura histórica de 37 anos no Zimbábue. O ditador Robert Mugabe, 93 anos, renunciou hoje à presidência do país. Em carta lida pelo próprio em pronunciamento nacional, Mugabe disse que sua decisão é voluntária. Com o anúncio, a população foram às ruas do país para comemorar, especialmente na capital Harare.

"Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato. Renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila", afirmou o presidente de 93 anos, na carta.

O vice-presidente Emmerson Mnangagwa, demitido por Mugabe, deve assumir o poder no seu lugar ainda esta semana, disse o secretário jurídico do partido governista Zanu-PF.

A renúncia foi amplamente comemorada no Parlamento. O anúncio também foi imediatamente comemorado por um ensurdecedor concerto de buzinas em Harare. Alguns manifestantes já estavam na rua, pedindo a saída de Mugabe em frente ao Parlamento, que discutia o processo de impeachment. Também houve celebração no centro de Johannesburgo, na África do Sul.

De professor respeitado, Mugabe se tornou um déspota obcecado pelo poder. Chegou ao poder em 1980, aplaudido como herói, após a guerra de independência do império britânico. Disse certa vez que iria governar o Zimbábue até os 100 anos.

É, faltou 7 para isso.. mas fica para a história este acontecimento que pode mudar um país sofrido como o Zimbábue.

Nenhum comentário: