terça-feira, 21 de novembro de 2017

Terça do futebol com pré-final

Foto: (Reuters/Matthew Childs)

REAL GANHA DE 6 NO CHIPE E SEVILLA BUSCA EMPATE MILAGROSO; BESIKTAS FAZ HISTÓRIA

    Começou a quinta rodada dos grupos da Liga dos Campeões. Hoje foi o dia de eliminações para alguns tradicionais times e a classificação de uma surpresa.

Começando pelo Grupo G, com o turco Besiktas fazendo festa e história. O time empatou em casa com o Porto por 1x1 e classificou-se pela primeira vez às oitavas de final, no atual formato, num jogo com gols brasileiros. O Porto fez o primeiro com Felipe, zagueiro ex-Corinthians. O empate veio com Anderson Talisca, ex-Bahia e um dos artilheiros da equipe que garantiu o primeiro lugar com 11 pontos.
A segunda vaga ficará entre Porto e Leipzig. O time alemão goleou Monaco fora de casa por 4x1, eliminando o atual campeão francês e semifinalista da última edição. Teve direito a gol contra do zagueiro Jemerson, ex-Atlético-MG.

No Grupo H o Real Madrid confirmou sua classificação, mas sem poder tirar o primeiro lugar do Tottenham, que virou e venceu o Borussia Dortmund por 2x1, gols de Harry Kane e Son Heung Min. Os alemães estão eliminados. O Real ao menos fez boa exibição e goleou o APOEL por 6x0, fora de casa. Cristiano Ronaldo e Benzema marcaram dois gols cada. Nacho e Modric fizeram os outros.

Pelo Grupo E, um milagre. Após sair perdendo por 3x0, o Sevilla foi empurrado pela torcida que sempre acreditou e conseguiu buscar o empate em 3x3 com o Liverpool, em jogaço daqueles de tirar folego. Os destaques para cada time foram Bem Yedder e Roberto Firmino, que marcaram dois cada. Como o outro jogo ficou 1x1 entre Spartak e Maribor, espanhóis e ingleses só dependem de si para confirmarem suas classificações.

E no F, o Napoli ganhou sobrevida ao fazer 3x0 no Shakhtar Donetsk. Já classificado e disparado na liderança, o Manchester City derrotou o Feyenoord sem grande exibição, por 1x0.

Mais oito jogos acontecem amanhã para completar a rodada. Destaque para Juventus x Barcelona.

Resultado de imagem para gremio x lanus

FINAL DE DRONES?

GRÊMIO E LANÚS DIVERSIFICAM ESPIONAR UM TIME DO OUTRO PARA A GRANDE FINAL

Lanús e Grêmio começam a decidir nesta quarta a Libertadores de 2017. A Arena do Grêmio poderá bater recorde de público, com a previsão de mais de 55 mil torcedores para lotar o estádio.
Em comum, as equipes pouparam os seus titulares em recentes rodadas dos seus campeonatos nacionais, para priorizarem a competição continental, da qual são considerados por muitos jornalistas as melhores equipes.
É o duelo do tradicional bicampeão da América e recém campeão da Copa do Brasil 2016 contra o também recente campeão argentino do mesmo ano, que levou a Sul-Americana de 2013, numa final contra a Ponte Preta. Alguns remanescentes permaneceram lá desde então, como o talentoso atacante Lautaro Acosta e o veterano José Sand.

Grêmio e Lanús traçaram caminhos semelhantes a partir da fase de grupos, quando pegaram rivais de pouca tradição, especialmente o Tricolor gaúcho. O time de Renato Portaluppi encabeçou e liderou tranquilamente o Grupo 8, com Guarani do Paraguai, Deportes Iquique (Chile) e Zamora (Venezuela). A estreia foi uma convicente vitória por 2x0 sobre os venezuelanos.
Nos jogos seguintes, 4x1 no Iquique, 2x0 e 1x1 no Guarani, derrota de 2x1 para os chilenos e despedida com vitória por 2x0 no Zamora.

Nas oitavas de final, duas vitórias sobre o Godoy Cruz da Argentina. 1x0 em Mendoza e 2x1 de virada por aqui, com dois gols e show de Pedro Rocha, que viria a ser vendido para o Spartak Moscou da Rússia..
E nas quartas veio possivelmente o duelo mais complicado, contra o valente Botafogo que deixou cinco campeões continentais para trás. Depois do 0x0 no Rio, um segundo jogo muito disputado e decidido no detalhe. Vitória por 1x0 na Arena, gol de Lucas Barrios, e classificação à semifinal como único representante brasileiro.
Pelo caminho, o carrasco Barcelona de Guayaquil, que despachou Palmeiras e Santos de lambuja. Mas os equatorianos não foram nem um pouco páreo dentro de casa, e na melhor das exibições o Grêmio enfiou 3x0 com muita autoridade. Luan marcou dois gols e foi o craque decisivo para a maiúscula vitória. Marcelo Grohe ainda "mitou" com uma defesa monumental. Na volta, derrota de 1x0 que de nada valeu. Seria o time do papai Renato um campeão diferenciado e tático? Até por qual não enfrentou nenhum campeão continental.

O time vinho-tinto é comandado por Jorge Almirón e tem uma campanha de benefícios por poder decidir o segundo jogo em casa. Mas nem de longe tira o seu mérito de estar na decisão continental, em busca de seu primeiro título.
A equipe fez parte do Grupo 7, com Nacional do Uruguai, Zulia (Venezuela) e a Chapecoense. Na estreia, derrota em casa por 1x0. Depois a recuperação, com vitória de 3x1 sobre a Chape na Arena Condá, mais duas vitórias de 2x0 sobre o Zulia. Aí veio a questão polêmica: nova derrota no La Fortaleza para os catarinenses, por 2x1, mas que de nada valeu. A equipe verde escalou o zagueiro Luiz Otávio de forma irregular e foi punida pela derrota de 3x0, sendo então eliminada da competição. O Lanus ratificou então o primeiro lugar do grupo vencendo o Nacional por 1x0.

Nas oitavas de final, passou pelo The Strongest, após 1x1 na Bolívia e 1x0 em casa. E aí vieram os maiores desafios possíveis, contra rivais argentinos e recentes campeões da competição. Classificações emocionantes viriam a seguir!
Contra o San Lorenzo, nas quartas, derrota de 2x0 no Nuevo Gasômetro e vitória pelo mesmo placar. Nos pênaltis, a consagração do goleiro Andrada, que pegou dois e garantiu o time na semi contra o River Plate. Embalado até demais, porque chegou aí depois de aplicar incríveis 8x0 no Jorge Wilstermann. Venceu no Monumental por 1x0. No segundo jogo, abriu 2x0 de cara e encaminhava a classificação até tranquilamente...
...mas nada que o Lanús se desse por vencido. Em uma virada histórica e atemporal, o time virou o jogo no segundo tempo liderados por Sand, Acosta e o lateral Alejandro Silva, para fazer um histórico 4x2 e garantir a classificação a final. Um River incrédulo e execrado se fez naquela noite de 31 de outubro. Essa é a linda história lanusiana até a chegada para a grande final.

----

Resumo longo, né? Vale a pena rever a história dos finalistas mesmo.
Confira então as prováveis escalações de Grêmio e Lanús para a primeira das decisões.

Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro e Luan; Fernandinho e Lucas Barrios. Téc: Renato Gaúcho

Lanús: Andrada; José Gómez, Guerreño, Bragheri e Maxi Velázquez; Marcone, Pasquino, Martínez e Alejandro Silva; Lautaro Acosta e José Sand. Téc: Jorge Almirón

Árbitro: Júlio Bascuñan (Chile)

21h45   Transmissão: Globo, SporTV e Fox Sports

Nenhum comentário: