domingo, 3 de dezembro de 2017

FIM DE CAMPEONATO

Resultado de imagem para futebol total

Acabou o Campeonato Brasileiro de 2017, e o desfecho foi dos mais surpreendentes, em cima e em baixo. Nos mais diversos jogos chaves, conhecemos hoje os últimos classificados para a Taça Libertadores e quem caiu para a Série B do ano que vem. Segue o conteúdo, com a festa dos vitoriosos! E a decepção dos derrotados.

ESTATÍSTICAS

Antes os dados estatísticos. Foram 923 gols nos 380 jogos (11 gols a mais que em 2016), uma média de 2,43 por jogo. O placar 1x1 foi o mais repetido, por 52 vezes.
O maior destaque foi por conta do grande desempenho dos visitantes, que pela primeira vez na era dos pontos corridos com 20 clubes obtiveram mais de cem vitórias. Foram 110 ao todo, contra "apenas" 167 dos mandantes e 103 empates.

Jô e Henrique Dourado terminaram empatados na artilharia da competição com 18 gols cada. É o primeiro corintiano da história a terminar no topo dos goleadores de um Brasileirão.
O maior garçom de assistências também foi do Fluminense. Pelo jogo de hoje, Gustavo Scarpa se isolou na artilharia de passes, com 12 contra 11 do santista Bruno Henrique.

Melhor ataque: Palmeiras (61)
Pior ataque: Avaí (29)
Melhor defesa: Corinthians (30)
Pior defesa: Sport e Vitória (58)

Foto: (Reprodução/TV Globo)

Vasco2X1Ponte Preta

EM SÃO JANUÁRIO LOTADO, VASCO VENCE REBAIXADA PONTE E VAI À LIBERTADORES

Aí começa a festa dos vitoriosos classificados deste domingo cheio. O Vasco fez o necessário diante da torcida, vencendo a penúltima colocada Ponte Preta por 2x1, e garantiu sua volta à Libertadores após 6 anos. Por ora, está na fase "pré grupos". Torcerá, por ironia, para o Flamengo ser campeão da Sul-Americana. Se for assim, o cruz maltino entrará na fase de grupos. A proposito, ficou com os mesmos 56 pontos do rubro-negro, mas perde no saldo de gols (11 à -7). O Flamengo venceu o Vitória no último lance e pegou a vaga direta dos grupos via Brasileiro.
Os gols do jogo foram marcados pelos garotos Paulinho e Matheus Vital (Nenê chegou a errar um pênalti). Lucca descontou para o último gol do clube na elite.

Foto: (Globoesporte.com)

Botafogo2X2Cruzeiro

BOTAFOGO SÓ EMPATA COM O CRUZEIRO E FICA FORA DA COMPETIÇÃO

O Botafogo acaba 2017 da maneira mais decepcionante. Após várias rodadas firme no G6, perdeu terreno na reta final e emplacou sequencia de maus resultados, consumados hoje com o empate de 2x2 com o descansado Cruzeiro. Com os outros rivais por vaga, acabou passado para trás, e o Fogão não estará na próxima Libertadores. Brenner abrira o placar, mas a campeã da Copa do Brasil virou o jogo com Thiago Neves e Arrascaeta. O jovem Ezequiel ainda empatou, mas de nada adiantou. O time de Jair Ventura vai ter de se contentar com a Sul-Americana para o próximo ano. Ficou em decimo lugar com 53 pontos.


Chapecoense2X1Coritiba

MISSÃO CUMPRIDA! CHAPE VIRA E CONSEGUE VAGA HISTÓRICA NA LIBERTA; COXA É REBAIXADO

Distintos de muita emoção e sentimentos de dever cumprido para a Chapecoense e sua fanática torcida. Depois de toda uma reconstrução feita após a tragédia na Colômbia, as cicatrizes passam. Se há exatamente um ano a Arena Condá era palco do velório coletivo de pelo menos 50 das 71 vítimas do desastre aéreo, em dia de muita chuva e lagrimas, hoje foi um dia de sol. E lágrimas de alegria pela missão cumprida, diante de um ano de batalhas.
A Chape venceu o Coritiba de virada por 2x1 e fechou o campeonato em oitavo lugar com 54 pontos, classificando-se então para a pré-Libertadores e fazendo história. Disputará o torneio pela segunda vez seguida, após sofrer uma difícil eliminação fora do campo. Kléber abriu o placar para os paranaenses, mas logo Elicarlos empatou com um golaço em que encobriu Wilson lá do meio de campo, na área lateral. O gol da virada, quase um gol do título, veio aos 50 minutos do segundo tempo, com Túlio de Melo. Esse gol acabou por rebaixar o Coritiba, mesmo que naquele instante o Vitória tomava a virada também. Acaba por cair para a Série B com os mesmos 43 pontos, mas por pior saldo de gol.
Para a Chapecoense, era só motivo de alegrias. Sobreviventes da tragédia, Alan Ruschel (como jogador reserva mesmo), Jakson Follmann e Neto desfilaram pelo gramado de carrinho, celebrando com a torcida a vaga histórica. No vestiário, todo o elenco e comissão técnica ecoaram o cântico "Vamo Vamo Chape", em homenagem aos guerreiros que se foram.
Que momento maravilhoso, viva Chape!

Foto: (Globoesporte.com)

Atlético-MG4X3

OTERO MITA NOVAMENTE, FAZ CHOVER E ACABAR LUZ E GALO BATE GRÊMIO; AGUARDA POR FLAMENGO PELA PRÉ-LIBERTADORES

No melhor jogo dessa rodada, o Atlético Mineiro fez 4x3 nos reservas do Grêmio após enormes reviravoltas, estando três vezes atrás do placar. Os gremistas ficavam à frente com os gols dos garotos Jean Pyerre, Pepê e Batista. O Galo foi à forra e buscou o empate com Elias, Otero e Fred. Aí em determinado momento apagaram os refletores do Independência. Quando voltou, o Galo foi todo pressão e, aos 51 minutos, conseguiu a grande virada. Novamente com Otero cobrando falta. O venezuelano fez a incrível façanha de ser o mito do Cartola FC pela terceira rodada consecutiva (19,8 pontos dessa vez), algo inédito na história do fantasy game.
Otero gastou a bola nesses jogos finais e foi responsável direto pela arrancada alvinegra. O time fecha o campeonato em nono lugar com 54 pontos, enquanto o Grêmio caiu para quarto, com 62, e agora foca no Mundial.
Agora o Galo veste rubro-negro. Dependerá se o Flamengo for campeão da "Sula" para ir a Pré-Libertadores.

Foto: (Reprodução/TV Globo)

São Paulo1X1Bahia

NA DESPEDIDA DE LUGANO COM 60 MIL, SÃO PAULO E BAHIA TERMINA EM EMPATE

A volta do São Paulo ao Morumbi foi comemorada com mais de 60 mil pessoas para torcer e agradecer pelo fim de um 2017 conturbado, pronto para esquecer a campanha ruim no campeonato e tantos problemas internos. Hoje marcou a despedida do uruguaio Diego Lugano, que fez sua última partida no clube. Em campo, São Paulo e Bahia nutriam as últimas esperanças pela Libertadores, e acabaram "morrendo abraçadas" para a Sul-Americana, com o empate em 1x1. Gols dos garotos Brenner e Junior Brumado. Ambas as equipes fecham o torneio com 50 pontos, com o Bahia a frente no saldo de gol.

Foto: (Reprodução/TV Globo)

Atlético-GO1X1Fluminense

FLU PEGA A ÚLTIMA VAGA DA SUL-AMERICANA

No jogo que teve praticamente cara de amistoso, Atlético-GO e Fluminense encerraram a temporada melancólica para ambos com mais um empate, 1x1. O Flu foi o time que mais empatou na competição, 14 vezes. Ao menos teve o consolo de celebrar a última vaga da Copa Sul-Americana de 2018. Por outro lado, não viu gol do artilheiro Henrique Dourado, que ficou mesmo empatado com Jô no topo de gols. O gol foi de Wendel, com passe do garçom Scarpa. Diego Rosa empatou para o lanterna, que fecha a competição com 36 pontos. Foi ao menos a melhor campanha de um lanterna no atual formato de 20 times, superando o Ipatinga de 2008, que fez 35 pontos.

Foto: (Reprodução/TV Globo)

Atlético-PR3X0Palmeiras

FURACÃO VOA PARA CIMA DO PALMEIRAS, QUE AINDA FICA COM O VICE

O Atlético-PR encerrou o ano em alto estilo na Arena da Baixada. Com os gols de Ribamar, Ederson e Sidcley, tudo no primeiro tempo, o time passou fácil pelo Palmeiras por 3x0 e agora prepara pelo menos para a próxima Sul-Americana, tendo 51 pontos conquistados. Apesar da derrota feia, o Verdão contou com a sorte dos rivais não vencerem. Com isso, conseguiu o vice-campeonato nacional, o que dá direito a R$ 11,8 milhões a mais na sua conta. Ficou com 63 pontos.

Foto: (Globoesporte.com)

Santos1X1Avaí

AVAÍ FICA NO EMPATE COM SANTOS E CAI MAIS UMA VEZ

Ano sobe, ano desce e assim vai... O Avaí não conseguiu o objetivo da vitória, apesar de chegar perto, e empatou com o Santos por 1x1 na Vila Belmiro. Com isso, parou no 18° lugar e foi rebaixado como o pior ataque do campeonato. Como em 2015, novamente com um empate por esse placar para um clube paulista. De nada adiantou o golaço de Pedro Castro, que foi logo depois do colombiano Copete abrir o marcador. O Peixe fica com o terceiro lugar com os mesmos 63 pontos do Palmeiras, mas perde no critério de ter uma vitória a menos. Ao Avaí resta largar a fama de "time elevador", para parar o sobe-desce.

Foto: (Gilvan de Souza/Flamengo)

Vitória1X2Flamengo

EMOÇÃO DUPLA: FLAMENGO VIRA NO FIM E SE GARANTE NA LIBERTADORES; VITÓRIA ESCAPA

Pelo segundo ano seguido, o Vitória é o 16° lugar e escapa do rebaixamento de forma dramática e mesmo com derrota de virada. Exemplo igualzinho, só mudou o adversário. Em vez do Palmeiras, então campeão, foi a vez do Flamengo, possível campeão da Sul-Americana e que agora respira essa final continental contra o Independiente. Por hoje, fez o que precisava na sua dependência e venceu os baianos de virada por 2x1. Carlos Eduardo (lei do ex) havia aberto o placar para o time do Barradão. No segundo tempo, Rafael Vaz empatou. Em lance displicente de Uilliam Correia, pênalti para o Mengo, que Diego converteu. O gol rebaixaria o Vitória, mas para sua sorte, instantes antes desse tento a Chapecoense virava seu jogo na Arena Condá. Rebaixou o Coritiba e salvou na maior perseverança o rubro-negro baiano. Foi por pouco, de novo!

Foto: (Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Estadão Conteúdo)

Sport1X0Corinthians

ANO PERNAMBUCANO SALVO; SPORT BATE CORINTHIANS E PERMANECE NA SÉRIE A

Encerrando os relatos da rodada e de todo o campeonato, vale comemorar a permanência do Sport, conquistada com emoção depois de um terrível segundo turno. O time chegou a terceira vitória seguida como se precisava, vencendo o campeão Corinthians por 1x0. Gol com assinatura de lei do ex. André escorou de cabeça um cruzamento de Mena e pôs a Ilha do Retiro a explodir em festa, pois ali selava a permanência para a Série A.

Pelo segundo ano seguido, Sport e Vitória foram os times que se salvaram da luta contra a degola, em detrimento a dois clubes sulistas. Que Coxa e Avaí tenham mais sorte na Série B 2018.
Com a garantia, além da boa campanha do Bahia, mais o acesso do Ceará, o futebol do Nordeste celebra o fato de ter 4 representantes na elite, coisa que não acontecia desde 2001. E por três Estados diferentes.

Terminou! Valeu a pena e as horas de cobrir, a cada digito, todos os 380 jogos deste campeonato que deixará saudades. Por pouco tempo, né, porque é tempo de Copa do Mundo e em 2018 o campeonato voltará mais cedo que o de costume, em 14 de abril. A pausa ocorrerá após 11 rodadas, em junho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSG%
Corinthians7238219850302063
Palmeiras63381961361451655
Santos63381712942321055
Grêmio62381881255361954
Cruzeiro57381512114739850
Flamengo563815111249381149
Vasco56381511124047-749
Chapecoense5438159144749-247
Atlético-MG54381412125249347
10°Botafogo53381411134542346
11°Atlético-PR5138149154543245
12°Bahia50381311145048244
13°São Paulo50381311144849-144
14°Fluminense47381114135053-341
15°Sport4538129174658-1239
16°Vitória43381110175058-838
17°Coritiba43381110174251-938
18°Avaí43381013152948-1938
19°Ponte Preta3938109193752-1534
20°Atlético-GO363899203856-1832

Amanhã teremos as diversas premiações, como Bola de Prata e CBF, para a seleção dos melhores jogadores do campeonato.
A situação ainda tem definições a seguir.
Se o Flamengo for campeão da Sul-Americana, tem outros times, até rivais de longa data que irão comemorar. O Vasco herdará uma vaga direta de Libertadores, enquanto o Galo entraria na fase "Pré", formando assim um inédito G9. E mais uma vaga na próxima "Sula" se abre para o Sport.

O Vitória fica então como o único time certo na "zona da pasmaceira". Não vai a lugar algum.

E que venha logo o Brasileirão 2018, arretado com os nordestinos em peso e ainda com todos os "doze grandes" presentes.

Nenhum comentário: