sábado, 9 de dezembro de 2017

FOTO DA SEMANA: Oriente em fúria por Trump


Loucura resume a "Foto da Semana" de hoje. Ela repercute, dentre outras maneiras, o principal acontecimento da semana, em meios diplomáticos.

A decisão do presidente norte-americano Donald Trump, em reconhecer a cidade de Jerusalém como capital de Israel, causou enorme revolta e motivou protestantes à irem as ruas para mostrar enorme insatisfação por conta deste anuncio, feito na quarta-feira do dia 6. De três dias em diante, diversos países do Oriente Médio registram protestos diferentes.

Pró-palestinos queimam boneco que representa Donald Trump em protesto em frente à embaixada americana em Kuala Lumpur, na Malásia, nesta sexta-feira (8)  (Foto: Reuters)
(FOTO: Reuters)

DE TEL AVIV PARA JERUSALÉM, "MUDANÇA DE CAPITAL" DEIXA O MUNDO LOUCO

Diversos países do OM, e ainda fora dessa região, estão nessa onda protestante, casos de Índia, Indonésia, Turquia, Alemanha, França, e outros. Protestantes que são pró-Palestina encheram as ruas em frente à embaixada dos Estados Unidos para criticar a decisão de Trump. Em outros lugares, bandeiras americanas foram queimadas.

Curiosamente, o protesto mais radical foi na Malásia, local da foto acima, onde cerca de mil manifestantes queimaram bandeiras e até figuras do governante americano, em forma de boneco, nas ruas da capital Kuala Lumpur.

Israel decretou estado de emergência por Jerusalém. E ainda a Coreia do Norte entrou na onda dos protestos para chamar Trump de "senil", por meio de um comunicado emitido pelas lideranças locais, expressando a solidariedade aos palestinos. Enquanto isso, o grupo islâmico Hamas convocou novos protestos, e o premiê israelense Benjamin Netanyahu, não se manifestou abertamente sobre o decreto de Donald.

A mudança de embaixada dos EUA, de Tel Aviv para Jerusalém, demoraria ainda muitos anos para ser consolidada, devido às partes burocráticas e construtivas a serem realizadas.


Loucura gera loucura.

Nenhum comentário: