sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

RETROSPECTIVA 2017: Fatos marcantes

Resultado de imagem para retrospectiva 2017 politica

Amigos, desculpem o atraso das postagens da RETROSPECTIVA 2017 :(

Mais por problemas de internet, também por incompatibilidade de tempo, enfim encontro tranquilidade para postar tudo o que for prometido nestes últimos dias de 2017.

Enfim, posso seguir em frente e continuar a conta tudo o que rolou no ano que vai terminando. Nesta parte, vamos com:

OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO BRASIL E DO MUNDO

PRIMEIRO, OS FATOS DO BRASIL
14/01 - Outra rebelião de presidiários, mas desta vez, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz no Rio Grande do Norte. A disputa foi entre o Sindicato do Crime (SDC) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). O confronto resultou em 26 mortes do Sindicato do Crime do RN, e foi o maior massacre de um presídio do Rio Grande do Norte.

MASSACRES NAS PRISÕES

Logo nos primeiros dias de 2017, logo no reinicio do Jornal da Internet, tivemos de presenciar matanças e genocídios em rebeliões pelo Brasil. Tudo começou na primeira madrugada do ano, no presidio de Anísio Jobim, Manaus, se estendendo durante a primeira semana. O resultado foi de 64 mortes, no maior massacre desde o Carandiru (SP) em 1992.
Em meio aos incidentes manauaras, outro motim ocorreu em Boa Vista, capital de Roraima, com 33 mortes.
E por fim, matança também no Complexo do Alcaçuz, um dos maiores presídios de segurança máxima do Rio Grande do Norte, tendo 26 mortes e rebelião que durou entre os dias 14 e 19 de janeiro. Só parou por intervenção militar.
04/02 -  Os policiais militares do estado do Espírito Santo entraram em greve reivindicando reajuste salariais e melhores condições de trabalho. O governo chamou as forças armadas para fazerem o policiamento da cidade. A greve durou 21 dias e ocasionou em 199 mortes violentas. Foi a maior crise de segurança pública do Espírito Santo.
17/03 - A Polícia Federal revelou um esquema de adulteração de carnes e derivados, foram indiciados 63 pessoas, dentre elas, estão envolvidas pessoas do Ministério da Agricultura, donos de frigoríficos, e empresas de alimentos processados como JBS e BRF.

POLÍCIA EM GREVE E CARNE FRACA

Tivemos o maior escandalo federal depois da Lava-Jato. A Polícia Federal deflagrou, em 17 de março, esquemas sórdidos de corrupção com a Operação Carne Fraca, que investigou a adulteração e fraudes milionárias envolvendo carnes, laticínios e embutidos nas grandes empresas frigorificas do país, como BRF e JBS.
Antes disso, em fevereiro, Espirito Santo ficou sitiada no caos com a greve da Polícia Militar. As ruas da capital Vitória e outras metrópoles capixabas ficaram desertas, entregues ao vandalismo. Mais de 60 pessoas foram mortas durante este período inoportuno.
Neste fim de ano, a situação se repete agora no Rio Grande do Norte. A PM está de greve há uma semana, defendendo os direitos de segurança no trabalho e cobranças no atraso dos pagamentos salariais, que há pelo menos três anos não têm reajustes.

Resultado de imagem para academicos do tatuapeResultado de imagem para portela e mocidade
Resultado de imagem para portela e mocidade

No Carnaval, tudo mais do mesmo nos desfiles das escolas de samba. Em São Paulo uma campeã inédita e uma vice também inédita, decidido nas notas finais de sua apuração. Falando sobre a África, a Acadêmicos do Tatuapé levou o primeiro título de sua história.

No Rio de Janeiro, muita confusão e incidentes tristes, e duas campeãs que quebraram (involuntariamente) longos jejuns de títulos. Os incidentes em si envolveram as escolas Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca, que tiveram acidentes com suas alegorias. Na primeira escola, uma radialista morreu. Sensibilizando os incidentes, a organizadora dos desfiles decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano.
A campeã moral foi a Portela, que não ganhava desde 1984, numa homenagem aos rios com um desfile cheios de efeitos com águas, sob a regência do multicampeão Paulo Barros, que se despediu da escola de Madureira para trabalhar na Vila Isabel em 2018. Madureira que ainda viu a Império Serrano campeã no grupo de acesso e irá disputar na elite.
Tudo certo, não fosse o erro de critério de um jurado que prejudicou o desempenho da Mocidade Independente, que arrasou corações num desfile sobre Marrocos, com direito a tapete voador. Numa decisão extraordinária em abril (!), foi declarada campeã em conjunta com a Portela.
27/03 - O estudante de psicologia Bruno Borges desapareceu em março. O jovem deixou para trás 14 livros criptografados em uma linguagem que ele mesmo criou.

"MISTÉRIO" NO ACRE

Não foi noticiado aqui, mas vale o registro insólito e até cômico. Bruno Soares, de 25 anos, desapareceu misteriosamente em Rio Branco, capital acreana, deixando uma serie de rastros em criptografias e enigmas em códigos para decifrar o seu sumiço, além de um livro escrito que seria lançado posteriormente. Reapareceu em agosto, dando entrevistas para todas as TVs.
10/06 - Os responsáveis por tatuar 'sou ladrão e vacilão' na testa de um menor de idade, foram detidos  em São Bernardo do Campo.  As autoridades conversaram com os responsáveis e eles afirmaram que tatuaram o menino como forma de 'punição'

FRASE DO ANO?

"Eu sou ladrão e vacilão"
A frase tatuada na testa de um perturbado menino que, supostamente, teria tentado furtar uma bicicleta em São Bernardo do Campo, virou tema de discussão por muito tempo. Ele foi pego por duas pessoas, sendo um tatuador, que fizeram justiça com as próprias mãos e desde então estão presos, por motivos de tortura física e psicológica. O menino encontra-se internado em tratamento psiquiátrico.

Resultado de imagem para acontecimentos que marcaram 2017

A VOLTA AOS GRAMADOS, SÓ QUE NÃO

O goleiro Bruno Fernandes teve liberdade concedida pelo STF, ainda que só por dois meses. Liberado da cadeia, por surpresa assinou com o Boa Esporte, da Série B, disputando algumas partidas da Segunda Divisão Mineira. A liberdade foi revogada e o goleiro, que até chegou a ser tietado por crianças para tirar fotos (...) voltou para a prisão.
10/09 - O Santander Cultural patrocinou a exposição Queermuseu - Cartografias da diferença na Arte Brasileira. A mostra foi alvo de várias críticas e polêmicas por conter conteúdo 'inapropriado', O Santander acabou cancelando a exposição antes da data prevista.

Um ano de polêmicas em exposições de arte. Quase que simultaneamente, dois dos eventos generalizaram divergências em opiniões públicas. A da foto acima é o "Queermuseu", promovido pelo banco Santander, em Porto Alegre. Por apresentar um conteúdo aparentemente forte e inapropriado, acabou cancelado. O mesmo não ocorreu com uma exposição do Museu de Arte Moderna em São Paulo, em que homens totalmente nus eram expostos até mesmo para crianças de 5 anos. Uma exposição ao ridículo.


NAUFRÁGIO DUPLO

Num curto intervalo de um dia para outro, o Brasil acompanhou tristemente a duas tragédias marítimas. No dia 23 de agosto, o barco a motor Capitão Ribeiro naufragou nas aguas do Xingu, precisamente no Pará, por motivos de superlotação. 53 pessoas embarcavam a bordo, quando a capacidade máxima era de 25. 23 morreram.
Imediatamente na manhã seguinte, dia 24, agora foi uma lancha a afundar. A embarcação Cavalo Marinho virou no mar de Salvador, com 133 pessoas a bordo. Também morreram 23. Entre elas um bebê de apenas um ano que chegou a ser resgatado com vida, mas acabou não resistindo.
05/10 - O crime aconteceu em Janaúba em Minas Gerais no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente. O responsável foi o vigia do local, Damião Soares dos Santos, que ateou álcool nas crianças e nele mesmo. O autor do crime, onze crianças e uma professora morreram.

TRAGÉDIAS EM ESCOLAS MARCAM OUTUBRO

As escolas brasileiras viveram dias de terrível pesadelo.
A pequena cidade de Janaúba, Minas Gerais, foi palco de uma cruel tragédia envolvendo crianças de creche em 5 de outubro. O vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, alegava levar um atestado médico para ir até a escola Gente Inocente, mas fez atrocidade das piores. Ele ateou fogo com as crianças dentro da sala, alastrando mais o incêndio. O resultado disso foi 13 trágicas mortes, sendo 9 crianças, duas funcionarias e duas professoras.
Dentre as lecionárias, a proclamada HEROÍNA DO ANO, Heley de Abreu, de 43 anos. Mesmo com o corpo em chamas, lutou contra o vigia (que também morreu) para não alastrar mais chamas, impedindo uma tragédia maior. Sacrificou com sua vida. Heley foi agraciada com a Ordem do Mérito e terá seu nome levado a nova creche que será reconstruída.

Num intervalo de só duas semanas, no dia 20 de outubro, a manhã de aulas no colégio Goyases, em Goiânia, terminou de forma trágica. Dois alunos foram mortos à tiros e outras 8 pessoas ficaram feridas, sendo que uma ficou paraplégica. O autor da atrocidade? Um garoto de apenas 14 anos que alegava sofrer bullying. Assim como em Janaúba, a tragédia também podia ser pior, não fosse uma colaboradora heroína, que persuadiu o aluno a travar a arma que carregava na mochila e estava com mais munição. Ele ficará internado por pelo menos 3 anos numa clínica de menores infratores.
Ainda em Goiás, outra tragédia em novembro, com a morte da estudante Rafaela Noviski. Ela foi assassinada por um rapaz de 19 anos, que confessou o crime pelo fútil motivo de que a moça não queria ter relacionamentos com ele.


129 MORTES NO RIO DE JANEIRO ENTREGUE AO CAOS

Se 2016 foi um grande marco para a Cidade Maravilhosa, esportivamente falando do legado das Olimpíadas que sediou, o ano seguinte pode-se dizer que este legado "morreu", junto com os policiais vitimados, junto a tantos outros inocentes, pela violência mortífera.

Até o momento foram 129 PMs mortos, seja durante o serviço ou não. Outras inocentes vítimas das tragédias de todo dia envolvem a menina Maria Eduarda, o bebê Arthur que perdeu a vida ainda no útero da mãe, mais uma turista espanhola que foi parar na favela por erro de GPS, sendo fuzilada por traficantes.

Traficantes esses que tornaram a vida da favela da Rocinha um inferno ao longo do ano, cheio de tiroteios a vivenciar.
06/12 - Um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro, o Rogério 157. Os policiais chegaram a tirar selfies com o traficante para comemorar sua prisão.

Mandatário desse e de outros crimes, o chefe do tráfico Rogério 157 foi preso em 6 de dezembro, na maior operação local desde a prisão de Nem da Rocinha. Ainda marcado por um desserviço das autoridades policiais, que se aproveitaram dessa prisão, tirando selfies para "ostentar" de tal feito. Os envolvidos foram afastados da corporação.

Finanças; Poupança; Dinheiro; Economia; Economizar;  (Foto: ThinkStock )

Na economia, a situação do Brasil é um pouco mais leve. Só pouco mesmo, se falar em relação a inflação, que teve seu crescimento minado por muito, e a taxa básica de juros despencou para 8%. Nunca esteve tão baixa (em 2005, chegou a beirar os 20%).
A inflação está vencida, mas o desemprego ainda não. Pelo menos 13 milhões estão desempregados, e ainda há 40 milhões na turma dos que "não trabalham nem estudam". Com o vigor da Reforma Trabalhista aprovada em novembro, o saldo do fim de ano foi o fechamento de 12 mil vagas.

----

AGORA OS FATOS MAIS IMPORTANTES PELO RESTANTE DO MUNDO, MARCADO SOBRETUDO POR CRUEIS ATAQUES TERRORISTAS, SEMPRE COM O DEDO DO ESTADO ISLÂMICO E OUTRAS ORGANIZAÇÕES PRONTAS PARA O TERROR

Em 3 de outubro, em Las Vegas, um homem armado matou mais de 50 pessoas e feriu mais de 500, depois de abrir fogo contra uma grande multidão em um  festival de música country. O massacre é um dos piores atraques a tiros em massa na história dos EUAEm 17 de agosto, uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona, e deixou 13 pessoas mortas e mais de 119 feridos. O ato ocorro em Ramblas, um dos principais pontos turísticos da cidade

O TERROR ATACA O MUNDO

Diversos foram os ataques terroristas pelo mundo que se tiveram notícias e repercussões por muito tempo. Nas primeiras horas de 2017, 33 pessoas foram mortas num tiroteio dentro de uma boate em Istambul, na Turquia.

A situação se agravou mais no Reino Unido, com mais de um ataque na capital Londres. O mais grave, em 22 de março, deixou 4 mortes, ocorrido próximo ao Cambridge. Em abril, ataques a uma estação de metrô em São Petersburgo mataram 12 pessoas.

Exatos dois meses depois, um show da cantora pop Ariana Grande foi abreviado pelo mais trágico incidente no país. Um homem-bomba detonou com as estruturas da Arena de Manchester, matando pelo menos 22 pessoas. Uma criança de 8 anos e super fã da artista está entre as vítimas fatais...

Em Paris, uma tentativa de ataque foi frustrado próximo ao Campos Elíseos. O mesmo ocorreu na Alemanha.

De agosto em diante teve-se os mais graves incidentes. A "van da morte" que já aterrorizou Nice, Berlim e Londres em 2016, voltou a atacar de forma covarde em Barcelona, nas ruas de La Rambla, em 17 de agosto. 16 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas.

Ironicamente ou não, o ataque mais chocante e repercutido no mundo não teve relações com o Estado Islâmico, e sim, causado por um aposentado psicopata.
1 de outubro, um show country em Las Vegas, que parecia ser apenas mais uma noite de domingo festivo, terminou em tragédia. Do alto de um super prédio, o Mandala Bay, Stephen Paddock, de 64 anos, desferiu tiros de metralhadora à mirar a multidão que assistia aos shows e que eram alvejadas pelos tiros do alto. 59 pessoas morreram. Quando a polícia chegou ao 32° andar de onde morava, o assassino já havia se matado.

Os mais mortíferos incidentes ocorreram na África. A explosão de um caminhão bomba na Somália mataram mais de 330 pessoas na capital, Mogadíscio, em meio aos inúmeros protestos políticos no sofrido país. No fim de novembro, o Egito foi palco de sangria pura numa mesquita em plena sexta-feira sagrada de orações. 234 pessoas morreram na explosão de um homem-bomba. Dentro e fora desta mesquita, pois os que escapavam das explosões eram alvejados por outros terroristas.

2017 também foi marcado por diversos incêndios florestais que deixaram centenas de pessoas mortas em Portugal e na França. Já na Califórnia, nos Estados Unidos, ao menos 40 pessoas morreram e mais de 70 mil pessoas ficaram desabrigadas. No total, mais de 85 mil hectares foram queimadosResultado de imagem para acontecimentos que marcaram 2017

DESASTRES NATURAIS E AMBIENTAIS

Incêndios devastadores e furacões destruidores foram marcantes no meio do ano.

Em Londres, a tragédia foi urbana, não bastasse os múltiplos atentados que se tiveram registros. Um edifício mal-acabado pegou fogo durante a madrugada de 14 de junho, matando pelo menos 56 pessoas, na pior tragédia incendiaria do Reino Unido.
Justamente na mesma semana, Portugal chorava a morte de 60 pessoas em devastadores incêndios florestais, que atingiam estradas isoladas do norte do país. Carros viraram cinzas, de total carbonização que se viu.

Nos Estados Unidos, como é um costume nas altas temporadas de verão, tempestades e furacões varreram as localidades do país. Dos furacões mais devastadores, tiveram o Harvey, Katia e Irma. Este último, o mais devastador desde o Sandy, que devastou Nova York em 2012, deixando rastros de destruição em Porto Rico (situação de calamidade) e parte da Flórida. O Harvey deixou a metrópole Houston totalmente debaixo d´agua, da mesma forma que o Katrina (agosto de 2005) destruiu Nova Orleans.

Resultado de imagem para acontecimentos que marcaram 2017

Ao menos 2017 teve bons momentos internacionalmente falando, no momento de esquecer as divergências e insanidades políticas que presenciamos.

O Papa Francisco marcou presença em diferentes lugares no mundo, incluindo Cuba, na primeira visitação da história de um líder da Igreja Católica. Na imagem acima, a visita foi de Portugal, para celebrar o centésimo aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião da festa, os pastorinhos testemunhas deste milagre, Jacinta e Francisco, foram canonizados santos.
Em 1º de outubro, após uma onda de protestos e violência, foi realizado na Catalunha um referendo sobre sua independência da Espanha. No dia 27, o Parlamento catalão proclamou unilateralmente sua independência. O governo espanhol de Mariano Rajoy destituiu o Executivo regional, suspendeu a autonomia catalã e convocou eleições antecipadas na região para 21 de dezembro. O presidente catalão destituído, Carles Puigdemont, se refugiou em Bruxelas

O último registro importante do ano, politicamente falando, vai para a luta pela independência da Catalunha para se separar da Espanha. De um sentimento de vitória, para depois vir a frustração. A separação foi aprovada em um plebiscito em 1 de outubro, mas dias depois o mesmo seria revogado pelo primeiro-ministro espanhol e líder governamental, Mariano Rajoy.

Para terminar o ano, tivemos a confirmação da vitória de George Weah como novo presidente da Libéria, conforme a primeira reportagem da Retrospectiva antecipou. O ex-jogador de PSG, Milan e Chelsea e eleito melhor do mundo em 1995, realiza o seu sonho de se tornar presidente do país, um dos mais pobres do continente africano.

Nenhum comentário: